Estudo de idiomas é um importante aliado durante quarentena

Diante da pandemia do coronavírus, estudantes organizam o dia com atividades variadas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Manter uma rotina de atividades é fundamental diante do momento em que a população precisa estar em casa, com a responsabilidade de coibir a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Especialistas da área de psicologia, por exemplo, indicam que organizar o dia e manter algumas práticas garantem mais conforto, exercitam a paciência e contribuem para a manutenção de uma boa saúde mental, já que entretém e distraem. 

No momento onde a principal recomendação é o isolamento social, é imprescindível utilizar técnicas que tornem esse período muito mais proveitoso e fácil de lidar. E entre as diversas dicas que podem surtir efeitos muito positivos, continuar o estudo de idiomas no ambiente do lar já é apontado, por muitos, como uma boa escolha para utilizar bem o tempo e ainda aprender bastante. Tudo isso com os propósitos de tornar esse momento mais leve e livre de estresses.

O professor universitário e estudante de inglês, Emanuel Gomes, 35 anos, sabe bem disso e aproveita seu tempo em casa para colocar em prática todo o conteúdo do idioma. Ele conta que nesse período tem atualizado as atividades por um aplicativo da sua escola de idioma, além de ler livros, assistir filmes e jogar games com áudio em inglês e legendas em português. "Outra forma de praticar é escutar muitas músicas, traduzi-las, ler as letras, cantar e entender para treinar a pronúncia", explica. Ele ainda reconhece que essas atividades são essenciais diante do atual cenário. "Tem me entretido bastante e contribui para que eu me lembre das aulas. Além do mais, falo com alguns colegas que estão no início e tentamos conversar pelo WhatsApp em inglês", informa o aluno. 

Emanuel Gomes, estudante de inglês - Reprodução - Wizard

Com tantas tecnologias aliadas a esse processo de aprendizado, fica mais fácil potencializar essas atividades socioeducativas. Estabelecer uma rotina auxilia bastante, já que remete à normalidade. A farmacêutica Carolyne Soares, 29 anos, estuda inglês há três anos. Ela compartilha que desde o início do curso utilizou filmes, livros e outras ferramentas que pudessem ajudar. "É uma prioridade ficar em contato com o idioma. Durante esse período que vivemos, para quem pode ficar em casa, é uma ótima oportunidade de aprender. Ajuda muito na rotina", destaca a aluna.

Reforçar o estudo de idiomas é apenas uma das maneiras de cuidar da saúde mental. A estudante Mariana Pereira, 20 anos, já compreende a importância de manter o cérebro e corpo em atividade. Na medida do possível, ela realiza atividades e reforça hábitos que a ajudam. "Gosto muito de escutar músicas e também de assistir todas as séries com áudio e legendas em inglês", pontua.

Reprodução - Internet

A diretora pedagógica de uma escola de idiomas em Teresina, Lina Carvalho, enfatiza que diante deste momento delicado é imprescindível utilizar todas as ferramentas à nossa disposição para garantir o bem-estar. "Esta é uma época para usarmos todos os artifícios que tivermos para nos mantermos bem e firmes. E nossas possibilidades são muitas, como já apontam diversos profissionais. E a prática domiciliar do estudo de idiomas entra essencialmente nessas dicas, já que permite exercitar a mente, entretém e ainda garante um excelente aprendizado. Tudo isso de forma leve e muito divertida, e é disso que precisamos", declara a diretora. 

Para além de estudar outra língua, para muitos esse também é o momento de testar novas receitas ou ler aquele livro que está há muito tempo guardado na estante. O que conta mesmo nisso tudo é exercitar a mente para todo esse processo seja o menos intenso possível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES