Estudo descobre salamandra com genoma 10 vezes maior que humanos

Os animais têm aproximadamente 30 centímetros

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O genoma da Salamandra da espécie axolote foi finalmente decodificado. O anfíbio, que está presente apenas em uma pequena área do México, tem um genoma 10 vezes maior que o humano, com 32 bilhões de bases de pares.

Os animais têm aproximadamente 30 centímetros de comprimento e impressionam pela incrível habilidade de regeneração, podendo recuperar membros inteiros, incluindo ossos e nervos e ainda reparar a medula espinhal.

A axolote desperta interesse nos cientistas há mais de 150 anos e já foi analisado por diversos laboratórios do mundo. Um deles foi o de Investigação de Patologia Molecular, na Áustria, liderado pela pesquisadora Elly Tanaka, que decodificou o genoma.

“Agora temos nas nossas mãos um mapa para investigar como estruturas complicadas, como as pernas, podem voltar a crescer”, Disse em coletiva de imprensa Sergej Nowoshilow, um dos autores do artigo que revelou a descoberta.

Essa é a primeira Salamandra a ter o genoma totalmente revelado e pode abrir margem para diversos novos estudos sobre a regeneração celular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES