Estudo diz que desastre na Terra viria do derretimento de geleiras

Descoberta da NASA levanta questões sobre o que aconteceria caso as geleiras derretessem completamente.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma recente descoberta, a NASA constatou que a geleira Thwaites, que é uma geleira da Antártica que possui uma área como a do Reino Unido, possui uma cavidade gigante com aproximadamente dois terços do tamanho de Manhattan.

A cavidade glacial foi descoberta pelos pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, os quais alertaram que a misteriosa cavidade é "perturbadora", tendo já contido aproximadamente 14 bilhões de toneladas de água doce congelada, e que ainda está aumentando a um ritmo "explosivo".

Segundo os cientistas, a descoberta é de fundamental importância, pois demonstra que o gelo da Antártica está derretendo não somente em áreas adjacentes aos oceanos, mas também sob os espessos lençóis de gelo.

Aumento do nível do mar

A imediata e mais óbvia preocupação em torno da descoberta é o fato de que um possível derretimento completo dessa geleira causaria um aumento global no nível do mar de aproximadamente 0,6 metros, o que seria uma grande ameaça para as cidades costeiras, inundando ilhas e provocando a erosão do solo, segundo o Instituto Smithsonian.

O Dr. Ted Scambos, cientista sênior no Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo dos EUA, afirma que, se o aumento do nível do mar ocorrer antes do esperado graças a esse fenômeno, as autoridades devem estar prontas para os impactos.

Frotas de icebergs perigosos?

Além disso, a geleira Thwaites serve como uma importante "barreira", prevenindo que as geleiras próximas deslizem em direção ao mar. Entretanto, em caso de derretimento dessas geleiras, o nível do mar não aumentaria apenas 0,6 metros, mas sim mais de 3 metros, afetando áreas habitacionais e causando mais caos nos ecossistemas locais.

Anteriormente, a patrulha de gelo internacional da Guarda Costeira dos EUA alertou que um número incomum de icebergs estava à deriva sobre as rotas marítimas em áreas setentrionais, segundo o portal Engineering News.

Condições meteorológicas extremas

Um recente artigo publicado pelo Centro de Pesquisas Antárticas da Universidade Victoria e pela Universidade McGill alerta que os bilhões de toneladas de águas que fluem para os oceanos resultantes do derretimento que ocorre na Groenlândia e na Antártica podem resultar em condições meteorológicas globais mais extremas por todo o mundo, desestabilizando os climas regionais em um futuro muito próximo.

Perante essa situação, o estudo aponta que essas condições provocarão situações adversas, como períodos de calor ou frio intenso, de grande umidade e períodos de seca, além de uma grande variação na temperatura em diversos lugares em torno do mundo.

Desestabilização da Antártica

Alguns cientistas, incluindo Lucas Zoet, professor na Universidade de Wisconsin-Madison, receiam que o colapso da geleira Thwaites "poderia potencialmente desestabilizar toda a região oeste da Antártica".

"Essa é uma importante via pela qual o gelo é descarregado do Oeste da Antártica para o oceano", explicou Zoet ao USA Today, ressaltando que "se a cavidade crescer ou se expandir, essa é uma das maneiras como ela pode se separar dessa espécie de crista sobre a qual a geleira Thwaites está apoiada".

O pior ainda está por vir?

Segundo o Dr. Scambos, a descoberta da grande cavidade na geleira Thwaites não é um bom presságio para o nosso futuro.

"Com o tempo, perderemos grandes áreas da Antártica, grandes áreas na Groenlândia. O importante é a velocidade a que isso acontecerá", conclui Scambos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES