Baixo teor de gordura na dieta diminui chance de cancêr de mama

A alimentação saudável com menos gorduras, mais vegetais, frutas e grãos promete auxiliar no combate ao câncer de mama

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de 70 médicos brasileiros da Oncologia D’Or (Rede D’Or São Luiz) acompanhou de perto as novidades e inovações do ASCO, maior encontro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, que acontece em Chicago. Dentre elas, destaca-se a atualização de um estudo, o primeiro desse tamanho, realizado ao longo de 19,2 anos, sobre a dieta com baixo teor gorduras e a diminuição comprovada da incidência do cancêr de mama.

Segundo o Dr. Gilberto Amorim, “o estudo randomizado apresentado por Rowan T. Chlebowski diz que a americana “média” não obesa tem 30-35% das calorias de sua dieta em gordura e sua equipe comprovou que a redução para 20% de gordura na alimentação pode diminuir a incidência e mortalidade por casos de câncer de mama”. O ensaio clínico da Women's Health Initiative foi realizado em 40 centros dos EUA, com cerca de 50 mil mulheres na pós-menopausa e idade entre 50-79 anos.

“A adoção de um padrão dietético de baixo teor de gordura associado ao aumento da ingestão de vegetais, frutas e grãos, reduziu significativamente o risco de morte por câncer de mama em mulheres na pós-menopausa. Esses resultados fornecem a primeira evidência de que uma mudança na dieta pode reduzir em até 20 % o risco de uma mulher na pós-menopausa morrer de câncer de mama.”, reforça a Dra Laura Testa.

Para Paulo Hoff, presidente da Oncologia D’Or, os resultados apresentados nestes encontros melhoram o tratamento em diversos tipos de câncer. A presença de médicos brasileiros no evento permite que estes tratamentos sejam incorporados e disseminados mais rapidamente em nosso país, e que mais pacientes se beneficiem dos mesmos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES