Estudos mostram que whey protein pode causar diabetes

Os suplementos são conhecidos por estimular a síntese proteica

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudos mostram que a ingestão de suplementos como whey protein (suplemento à base de proteína) e BCAA (suplemento de aminoácidos de cadeia ramificada) pode provocar mudanças no metabolismo da glicose e resistência à insulina. Isso pode levar ao desenvolvimento de diabetes no futuro.

A suplementação alimentar se popularizou com a moda fitness, provocando um aumento no consumo de whey protein e BCAA por atletas e frequentadores de academia. Os suplementos são conhecidos por estimular a síntese proteica e favorecer a retenção de proteínas no corpo, levando ao aumento de massa muscular. As substâncias também podem aumentar a perda calórica e promover a saciedade.

O problema é que a leucina, o aminoácido responsável por todos os benefícios citados acima, também prejudica a regulação da glicose no organismo, aumentando a resistência à insulina.

A leucina estimula a proteína mTOR, que regula a resistência à insulina e induz o ganho de massa muscular. Quando estimulada de maneira prolongada e consumida em altas doses, porém, a substância pode favorecer a resistência à insulina. Isso diminui a captação de glicose pelas células e a insulina se acumula no sangue, causando a hiperinsulinemia.

"Uma dieta rica em gordura combinada à ingestão de leucina e BCAA são fatores que aumentam essa resistência do organismo à insulina. Por isso, o mais indicado é uma dieta balanceada. A resistência à insulina afeta o pâncreas, podendo levar o organismo a desenvolver um quadro de diabetes", explica Maria Fernanda Barca, endocrinologista da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com a endocrinologista, os principais sintomas da resistência à insulina são: cansaço, sensação de moleza, tonturas e sudorese, principalmente após jejuns prolongados ou após grande ingestão de carboidratos.

Algumas pessoas também podem mostrar escurecimento da pele na região do pescoço, axila e virilha. Se não tratada, a resistência à insulina pode levar ao pré-diabetes e, ainda mais grave, ao diabetes que exigirá um tratamento para o resto da vida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES