EUA: Cabeça de tubarão fossilizada de 330 milhões de anos é encontrada

Parte do meio da mandíbula não é visível, mas ele calculou que teria cerca de 75 centímetros.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Parque Nacional Mammoth Cave, no Kentucky (EUA), fica bem longe do mar, mas fósseis recém-descobertos reforçam a teoria de que a área já esteve repleta de tubarões. Cientistas identificaram os restos de 15 a 20 espécies diferentes de tubarões nas profundezas da caverna, incluindo parte da cabeça de um grande monstro do porte de um tubarão-branco que se projeta parcialmente de uma rocha. As informações são do Extra.

Esses tubarões viveram cerca de 330 milhões de anos atrás, no que é conhecido como o período geológico do Final do Mississipi, quando grande parte da América do Norte estava coberta por oceanos. Quando eles morreram, seus restos foram envoltos em sedimentos que eventualmente se tornaram o calcário onde a caverna se formou.

"Quase nunca há registro de todos os dentes de tubarão vindos dessas rochas. Então isso foi emocionante", disse à CNN o paleontologista John-Paul Hodnett. "Portanto este é um novo recorde de tubarões de um determinado período de tempo", acrescentou ele.

Reprodução/Instagram

Havia alguns dentes de tubarão, disse Hodnett, mas ele também viu cartilagem que achava ser o esqueleto de um tubarão. Isso é muito raro, porque a cartilagem é mais macia que o osso e, por isso, nem sempre é preservada.

Quando o cientista visitou a caverna em novembro, ele percebeu que estava olhando para algo muito maior. "Acontece que, na verdade, não é um esqueleto, é apenas parte da cabeça. E a cabeça em si é bem grande", disse Hodnett.

Reprodução/Instagram

É visível a parte da mandíbula do tubarão onde ela teria se fixado ao crânio e a extremidade que teria sido seu queixo, comentou Hodnett. Parte do meio da mandíbula não é visível, mas ele calculou que teria cerca de 75 centímetros.

Ao estudar seus dentes, Hodnett conseguiu determinar que o fóssil fazia parte de uma espécie chamada Saivodus striatus, do tamanho de um grande tubarão-branco moderno - com cerca de 6 metros de comprimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES