EUA: Estudante passa um mês comendo apenas insetos

A iniciativa deu origem ao blog '30 Days of Bugs' ('30 Dias de Insetos', em tradução livre).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


O universitário Camren Brantley-Ríos , de 21 anos, da Auburn University, no Estado do Alabama, passou 30 dias alimentando-se apenas de insetos. Três vezes ao dia.  O estudante conta que tomou a decisão porque acredita que as carnes tradicionais, suína ou bovina, são insustentáveis e queria tentar adotar o que muitos consideram como a dieta do futuro.

"No jantar comia larvas da farinha com arroz frito. É delicioso. Temperava os vermes com molho de soja", disse. Para a maioria das pessoas, a ideia de se alimentar de larvas e insetos seria de mau gosto (com direito ao infame trocadilho), quando não repulsiva. Até bem pouco tempo, Brantley-Ríos estava entre elas. Mas, no mês passado, o jovem americano decidiu comê-los no café da manhã, almoço e jantar.

A iniciativa deu origem ao blog '30 Days of Bugs' ('30 Dias de Insetos', em tradução livre), em que Brantley-Ríos narrava seu périplo gastronômico Mariposa é retirada de ouvido de homem e sai voando "Decidi me limitar a três espécies", diz ele. "Larvas da farinha, larvas da cera e grilos". "Mas sempre que podia, tentava incorporar alimentos mais exóticos à minha dieta".

Nos lanches entre as refeições, Brantley-Ríos comia ovos mexidos com larvas da cera, hambúrgueres de insetos com queijo e grilos.

Baratas

Ocasionalmente, o jovem introduzia em seus pratos outros insetos, como as famosas baratas laranja, que podem chegar a medir 4,5 centímetros de comprimento.

Durante a preparação, Brantley-Ríos diz que chegou a sentir nojo, mas, ao prová-las, mudou de ideia. "Você tira as pernas, as asas e o protórax, o escudo que cobre a cabeça. Depois, refoga as baratas com temperos, cogumelos e cebola. Ficou um pouco azedo. Mas não era de todo ruim", conta.

Outros experimentos na cozinha, no entanto, não acabaram tão bem. "As larvas dos bichos-da-seda não eram nem de longe minhas favoritas", admite Brantley-Rios. "Fedia muito". Segundo o jovem, os insetos consomem menos recursos do que os mamíferos e constituem uma fonte importante de proteína.

Mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo costumam comer insetos, apontam estimativas da FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Mas nos Estados Unidos alimentar-se de insetos ainda é uma raridade.

"Não há realmente nenhuma necessidade de comer insetos aqui, porque ainda temos muita comida", diz Brantley-Ríos. "Comemos carne de primeira qualidade e temos sorte de não precisarmos abdicar desse luxo, por isso não há muita pressão para comer insetos agora. Mas o que muitas pessoas estão tentando fazer é torná-los mais atraentes para o público em geral".

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES