Evolução: Carro manual é mais rápido que um automático?

Diferença entre os sistemas mudou conforme a evolução dos veículos

Carro manual é mais rápido que um automático? | Montagem/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não necessariamente, graças à tecnologia. Até a virada do século era quase impossível que um veículo automático fosse capaz de superar o ser humano na hora de trocar as marchas em uma arrancada. Mas isso começou a mudar com a popularização das caixas automatizadas de dupla embreagem.

Seu conceito é simples: elas têm uma construção similar à de um câmbio automático, mas são operadas por atuadores e capazes de deixar duas marchas engatadas ao mesmo tempo. Então, quando você está acelerando em segunda, o sistema já está com a terceira engatada, e faz apenas a mudança das embreagens na hora da troca.

Essa solução se mostrou imbatível no quesito velocidade, permitindo aumentos ou reduções de marcha na casa dos 100 milissegundos (ms) — cinco vezes mais rápida que uma troca manual comum. O BMW M3 da geração E90, por exemplo, era dois décimos mais lento no 0 a 100 km/h quando equipado com caixa manual, mesmo com os melhores pilotos da marca a bordo.

Diferença entre os sistemas mudou conforme a evolução dos veículos

A grande novidade na virada do século foi que o câmbio automático convencional, com complexos sistemas de engrenagens planetárias e conversor de torque, também começou a ficar mais rápido. Com isso caixas como a popular 8HP, da ZF, são capazes de fazer trocas em cerca de 200 ms. É velocidade suficiente até para compensar o peso consideravelmente maior de um câmbio automático.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES