Exagerou na bebida alcoólica; seis alimentos que desintoxicam o fígado

O fígado é um órgão extremamente importante e que necessita da sua atenção.

| Reprodução / Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fígado é o órgão responsável por sintetizar proteínas e lípidos, processar hormonas e desintoxicar o organismo. Contudo, também necessita de uma limpeza de vez em quando, para garantir um sono de qualidade, energia e equilíbrio hormonal e a queima adequada de gorduras. Com informações do Notícias ao minuto.

Facilmente encontrado em mercados, o dente de leão limpa o fígado e  ajuda na eficiência da bílis. Foto: iStock.

Como consumimos substâncias nocivas diariamente, o fígado fica sobrecarregado com o passar do tempo. Sobretudo, pessoas qua consomem álcool com frequência acabam por sobrecarregar o órgão, que necessita de trabalhar duas vezes mais para quebrar a macromolécula em acetaldeído e para que a substância seja assim eliminada pelo corpo. Uma alimentação pouco ou nada saudável, rica em alimentos processados, açúcar, gorduras e substâncias industrializadas também acaba por oprimir o órgão.

1. Beterraba - Rica em betaína, esta planta ajuda na hidratação das células e na substituição de sais inorgânicos, conforme uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no Brasil, em 2015. Além disso, o aminoácido contribui para a eliminação de toxinas e combate a inflamação.

2. Cúrcuma - potente anti-inflamatório por conta da curcumina, a cúrcuma ajuda na limpeza de radicais livres e metaboliza colesterol e estrogénio, a hormona feminina. 

3. Cardo mariano - é uma planta medicinal muito usada em suplementos, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que eliminam compostos poluentes no corpo.

4. Alimentos fermentados e probióticos - alimentos fermentados, como picles, possuem bactérias que promovem o equilíbrio e bom funcionamento do corpo como um todo. Probióticos como kefir e kombucha também têm a mesma ação. 

5. Extrato de dente de leão - com gosto amargo, esta planta ajuda na eficiência da bílis, que atua na digestão de gorduras e absorção de substâncias nutritivas ao passarem pelo intestino.

6. Abacate - a fruta contribui ativamente para a produção natural da glutationa, substância antioxidante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES