Experimento científico incrível faz imã levitar; assista o vídeo

Vídeo foi publicado no canal do YouTube da Universidade Havard.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vídeo foi publicado no canal do YouTube pertencente a Universidade de Harvard, onde experimentos e demonstrações de lições em ciências são apresentados constantemente. Tal fenômeno de levitação magnética foi descoberto em 1933, por dois físicos alemães, Walther Meissner e Robert Ochsenfeld. O evento ficou conhecido como efeito de Meissner-Ochsenfeld.

No caso, cubo magnético de neodímio pode ser visto flutuando sobre uma superfície de óxido de cobre-ítrio, também conhecido como YBCO, dentro de um copo de isopor. Nitrogênio líquido é derramado lentamente sobre o YBCO que, enquanto esfria, faz com que o disco se torne um supercondutor, fazendo o cubo levitar.

Assista:

Por que o cubo flutua?

Segundo um artigo publicado na revista Scientific American, a levitação magnética ocorre quando um material é frio o suficiente para se tornar um supercondutor. Quando as temperaturas são normais, os campos magnéticos passam pelo material normalmente. Uma vez que este material é frio o suficiente para apresentar uma supercondutividade, tais campos são expelidos.

Assim, os campos magnéticos que estejam passando, devem se mover ao redor dele. Quando o imã então é colocado sobre o material supercondutor na temperatura necessária para isso, o supercondutor afasta seu campo, agindo como um imã de mesmo polo, fazendo com que o objeto seja repelido, ou seja, flutue. Nenhum truque de mágica, apenas ciência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES