Explode, causa câncer? Conheça mitos e verdades sobre o micro-ondas - Como funciona?

O micro-ondas faz mal para a saúde ou deixa a comida menos nutritiva? - Como funciona?

Slide 1 de 6
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como funciona?

No interior de todos os fornos de micro-ondas, há uma válvula termoiônica, chamada de magnétron, capaz de transformar a energia elétrica em ondas eletromagnéticas. Quando esse dispositivo é aquecido ele emite elétrons que são defletidos pelo campo magnético de dois ímãs. O movimento de rotação dos elétrons é controlado de forma que se emitam ondas eletromagnéticas de exatamente 2450 MHz.

Após a sua geração, as ondas eletromagnéticas que deixam o magnétron são refletidas por um ventilador metálico que as direciona para o interior do forno, que é metálico por dentro, e, por isso, é capaz de blindar a passagem dessas micro-ondas para o meio externo.

Quando as ondas eletromagnéticas formadas no interior do forno micro-ondas são absorvidas pelos alimentos deixados em seu interior, as moléculas de água entram em ressonância com as ondas incidentes, aumentando a temperatura do alimento de maneira aproximadamente uniforme, de fora para dentro.

Outras substâncias, como óleos e açúcares, não podem ser aquecidos pelas micro-ondas, uma vez que suas moléculas não são polares como as moléculas de água e, portanto, não podem ser excitadas com a mesma facilidade.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 6
SEÇÕES