Falsa receita para tratar febre amarela é compartilhada no WhatsApp

Todo cuidado é pouco quando compartilhar notícias falsas.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A internet sempre ajuda com informações básicas sobre algo que temos dúvida, mas ela também atrapalha ao disseminar notícias falsas que enganam os usuários. Um exemplo disso é uma nova corrente de WhatsApp que está circulando nas redes sociais com uma falsa receita para tratar a febre amarela.

Vale lembrar que se você quiser buscar informações sobre a doença procure os canais oficinais do governo.

A receita detalha como fazer um remédio caseiro contra a febre. A mensagem falsa que contém áudios e vídeos já foi compartilhada mais de 500 mil vezes.

"A mensagem é uma besteira. Não tem nenhuma verdade no que a pessoa que escreveu diz. Em primeiro lugar, a vacina é uma vacina efetiva e segura. Os eventos adversos que acontecem são extremamente raros. A vacina é a melhor forma de combater a doença. Outras formas de combater são as que diminuem o contato do homem com o mosquito, ou seja, repelente, mosquiteiro, que são proteções adicionais. A receita que é colocada lá não tem nenhum efeito, nenhuma validade para febre amarela, nem como imunização, nada", comentou o médico infectologista e pesquisador da Fiocruz André Siqueira, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT).

O médico André Siqueira ainda comentou sobre os efeitos adversos que são comentados na corrente. "Existem efeitos adversos para qualquer tratamento, mas eles são extremamente raros. A gente espera um evento adverso grave para cada 400 mil doses, então é algo que acontece 0,0000025% das vezes. Extremamente raro, não é algo que acontece, como é dito no texto. Assim como você toma dipirona pode ter algum evento adverso, com a vacina também acontece, mas eles são raros, tem todas as orientações, os profissionais de saúde estão atentos para as contraindicações da vacina e ela é que é a melhor forma de proteger".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES