Falso Magro: especialista dá dicas para identificar e tratar

uais sinais identificam um falso magro? Por que é preciso se atentar ao assunto? Como combater o problema de forma eficaz? Especialista no assunto responde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Manequim 38 não significa saúde. É possível, pelo percentual de gordura existente no corpo, ser considerado um falso magro, o que significa que a pessoa tem excesso de gordura, pouca musculatura e, em muitas casos, propensão a desenvolver problemas como hipertensão, diabetes. Como identificar se é esse o caso e como tratar? A especialista em obesidade adulta e infantil, Edivana Poltronieri esclarece as dúvidas sobre o assunto.

Falso magro, será que sou?

"É possível detectar o falso magro por alguns exames, como bioimpedância. Este exame revela se a pessoa possui excesso de gordura em comparação à massa magra. Geralmente, essas pessoas também têm alteração no exame de sangue, especialmente nos níveis de açucares e colesterol, o que pode causar uma série de doenças", explica Poltronieri.

Apesar de terem uma silhueta mais afinada, sendo considerados aparentemente magras, normalmente essas pessoas apresentam flacidez e pouca massa muscular. De acordo com a especialista, vários fatores podem influenciar nisso, como má alimentação, falta de atividades físicas, histórico genético familiar, insônia e até estresse. "O importante é a pessoa ter consciência de que a definição de saúde está mais relacionada à qualidade de vida, ânimo para realização de atividades, e condições para prevenir doenças como diabetes, pressão alta, entre outras", pondera Poltronieri. Segundo Poltronieri, são 3 os fatores mais comuns para o quadro:

1. Sedentarismo: levar uma vida sem prática de atividades físicas está diretamente relacionado com a perda de massa muscular. Nesses casos, o acúmulo de gordura em locais específicos acontece com uma facilidade muito maior. Isso porque, quanto menor a quantidade de massa muscular de uma pessoa, mais lento tende a ficar seu metabolismo, o que resulta, diretamente, na gordura localizada e flacidez.

2. Alimentação: é comum que durante a infância, adolescência e juventude, a dieta alimentar de grande parte das pessoas se baseie em frituras, doces e refrigerantes. Isso acontece porque, nessas fases ainda não há noção das graves consequências para saúde que podem ser geradas. No entanto, por mais que não seja totalmente perceptível, o corpo perde massa muscular lentamente e acumula gordura. Na fase adulta, os efeitos começam a ser observados e os prejuízos, sentidos.

3. Genética: os genes FTO, MC4R e PPARG, presentes na informação genética de algumas pessoas, contribuem para o aumento do índice de massa corporal e acúmulo de gordura, quando alterados.

Fique atento!

O falso magro normalmente acumula gordura em determinadas partes do corpo, em especial no abdômen, o que pode ser mais prejudicial quando comparado com quem acumula gordura de forma mais distribuída. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), homens com abdômen com circunferência igual ou superior a 94 centímetros possuem mais chances de obterem doenças cardiovasculares. Em mulheres é a partir dos 80 centímetros.

O que fazer para evitar ou tratar este problema?

Para ajudar a combater o problema, a especialista em obesidade adulta e infantil, Edivana Poltronieri indica:

• Aumentar o consumo de fibras, presentes em legumes e vegetais, pois são essenciais para que o intestino funcione perfeitamente

• Aumentar o consumo de proteínas magras como frango, maminha e peixes claros, pois são capazes de aumentar a quantidade de massa muscular e, consequentemente, acelerar a queima de gordura;

• Praticar exercícios físicos regularmente, incluindo os aeróbicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES