Famosa modelo do Instagram foi criada digitalmente por um homem

São mínimos os riscos de parecer artificial

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os recursos de computação gráfica e efeitos especiais são usados no cinema há vários anos. Servindo como uma forma de diminuir os custos da produção, acabam passando despercebidos pela grande maioria do público, pois a qualidade é tamanha que são mínimos os riscos de parecer artificial.

Conforme a tecnologia avança, esse tipo de recurso começa a se tornar algo utilizado de forma recorrente por pessoas comuns, que não possuíam as ferramentas e os conhecimentos de produtores de cinema até pouco tempo atrás. No entanto, é tudo bastante novo e capaz de confundir muita gente.

Digital influencer de mentira

Não faltam no Instagram modelos que vivem em função da rede social, postando suas rotinas de exercícios e compras, enquanto divulgam produtos e ganham cada vez mais seguidores. Esse é um mercado que surgiu recentemente, mas se mostrou muito efetivo quando se trata de marketing para determinados nichos.

Aparentando ser mais uma conta com esse objetivo, a modelo Shudu Gram acumulou um grande números de seguidores. A grande polêmicas surgiu quando Cameron-James Wilson, um fotógrafo britânico de 28 anos, revelou que era o responsável pela modelo. O pequeno detalhe é que ele não era agente da Shudu, mas sim seu criador.

Shudu surgiu quando ele decidiu aprender a utilizar programas para elaboração de objetos 3D, através de vídeos do YouTube. "Shudu representa o que sempre considerei ser bonito, mas que não vejo com bastante frequência. Embora exista uma pequena mudança acontecendo recentemente, mais pessoas precisam questionar o que é realmente bonito", disse Wilson em entrevista a Isiuwa.

Apesar de o fotógrafo afirmar que sua criação sempre possuiu o intuito de propagar uma mensagem de empoderamento e inclusão, muitos alegam que seu trabalho estaria diminuindo a já pequena área de atuação de modelos negras. Um tweet sobre o assunto diz que: “Um fotógrafo branco descobriu uma maneira de lucrar com as mulheres negras sem nunca ter que pagar uma”.

Quando questionado sobre a repercussão da conta do Instagram, Wilson se defende alengando que nunca teve nenhuma má intenção e não planeja usar Shudu como modelo comercial. “Para mim ela é especial, assim como milhões de homens e mulheres negros da vida real”.

Questões como essa se tornarão cada vez mais frequentes, pois redes sociais e conteúdo produzido digitalmente já são realidades das quais não podemos fugir. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES