Fenômeno da “superlua de morango” é visto em várias partes do mundo; Fotos! - Lua vista na França

A lua está próximo do seu perigeu, o ponto mais perto da Terra durante sua órbita, e por isso aparece no céu maior e mais brilhante do que o normal. - Lua vista na França

Slide 2 de 3
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lua vista na França

Em Marseille, na França (foto), a lua ficou gigante junto aos prédios residenciais. 

O fenômeno em que a lua parece bem maior do que o normal agrega dois momentos astronômicos: a Lua na fase cheia e no ponto da sua órbita mais próximo da Terra, segundo explica o coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rodolfo Langui.

"É um termo popular, que na astronomia chamamos de Lua Cheia de Perigeu. Isso acontece quando a Lua ao girar em volta da Terra, em órbita elíptica, vai ter um momento no mês que vai passar mais próxima da Terra e vai ter momento que ela vai se afastar mais. Como os objetos parecem maiores quando estão mais perto ou menores quando estão mais longe, a Lua também. Mais perto da Terra, parece que ela fica um pouco maior, e quando coincide de ela passar pelo perigeu e de ser lua cheia, então temos a Superlua, ou Lua Cheia de Perigeu’’, explica.

Foto: Daniel Cole/AP



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES