Finlândia é o 'país mais feliz do mundo'; Brasil despenca no ranking

O Brasil, por sua vez, teve uma queda de 16 posições, indo para a 32ª

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi divulgado um ranking dos países "mais felizes do mundo" e, pela segunda vez consecutiva, a Finlândia liderou a lista. O "Relatório de Felicidade Mundial", feito há sete anos pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), analisou 156 países, considerando aspectos como PIB per capita, políticas sociais, expectativa de vida, liberdades civis, generosidade e índice de corrupção.

As melhores posições do ranking foram obtidas por países nórdicos. Além da Finlândia, aparecem a Dinamarca, a Noruega e a Islândia. Em seguida, para completar o top 10, vêm Holanda, Suíça, Suécia, Nova Zelândia, Canadá e Áustria. Veja imagens na galeria acima.

Já os Estados Unidos caíram uma posição, do 18º para o 19º. O Brasil, por sua vez, teve uma queda de 16 posições, indo para a 32ª.

A "nota" atribuída ao Brasil é de 6,3 mil pontos, a menor média do país desde 2014. A Finlândia, que lidera o ranking, por exemplo, tem 7,76 mil pontos.

Do lado oposto da lista, o Sudão do Sul ocupa o último lugar do "Relatório de Felicidade Mundial", atrás da República Centro Africana, Afeganistão, Tanzânia, Ruanda, Iêmen, Malawi e Síria, que são os lanternas.

Na América Latina, o país mais feliz é a Costa Rica, que ocupa a 12ª posição, seguida de México (23°), Chile (26°), Guatemala (27°) e Panamá (31°).

"A felicidade e o bem-estar das pessoas representam o último fim, a missão de todo governo e sociedade. Podemos considerar felicidade como um produto da combinação de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda de 2030", disse a embaixadora italiana na ONU, Mariangela Zappia. (ANSA)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES