Fique por dentro das 5 curiosidades sobre o vinho

Hoje, o vinho é considerado uma das bebidas mais importantes para a raça humana, pois está efetivamente presente no dia a dia e na história de diferentes países.

Aroma do vinho | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O amor da humanidade pela bebida produzida no processo de fermentação da uva não é nada recente. Não se sabe exatamente onde, quando e como a história do vinho teve início. Na verdade, o mais provável é que ele tenha se dado em momentos diferentes, em vários lugares do mundo.

Hoje, o vinho é considerado uma das bebidas mais importantes para a raça humana, pois está efetivamente presente no dia a dia e na história de diferentes países. Assim, ele foi e ainda é capaz de carregar costumes e tradições por todo o globo. A seguir, veja 5 curiosidades sobre o vinho para aumentar ainda mais seu desejo por essa bebida dos deuses.

Homem sente aroma do vinho que vai degustar. (Foto: Reprodução)

5 CURIOSIDADES SOBRE O VINHO

1- A PRIMEIRA PESSOA A DESCOBRIR A FERMENTAÇÃO DA UVA FOI UMA MULHER

Por mais incerta que seja a descoberta do vinho para a história, existe uma velha fábula persa que tenta explicar o caso. A história em questão fala de uma princesa banida pelo seu rei que, desesperada pelo ocorrido, resolveu suicidar-se. Ela então, ao dirigir-se para a despensa do palácio, encontrou uma jarra, assinalada como veneno, que continha restos de uva que teoricamente estavam estragados, contudo, só tinham fermentado.

Após ingerir o liquido crendo que iria se matar, a mulher percebeu que seu humor melhorou muito – “passou da água para o vinho”, se podemos dizer – que, ao mostrar para o rei sua descoberta, reconquistou seu lugar. E assim, se deu, para os persas, a descoberta de um elixir poderoso, o vinho! Tudo graças a uma mulher.

2- UMA DAS ADEGAS DE VINHO MAIS ANTIGAS DO MUNDO FICA NO TITANIC

Como todos sabem, na noite de 14 de abril de 1942, o HMS Titanic, até então o maior e mais luxuoso navio de passageiros já construído, colidiu com um iceberg que, ao rasgar seu casco, fez com que o navio afundasse algumas horas depois. Acreditasse ainda que, mesmo com o naufrágio e todo o estrago à estrutura do navio ao longo dos anos, todas as garrafas da sua adega continuam intactas, porém, inacessíveis para uma melhor conservação.

Mulher prova vinho. (Foto: Reprodução)

3- EXISTEM ALGUMAS REGRAS PARA UMA BOA E CORRETA DEGUSTAÇÃO DE VINHOS

A bebida em si já carrega seu charme próprio, o que poucas pessoas sabem é que existem algumas recomendações para que sua degustação seja ainda mais favorável. Ao utilizar uma taça, o correto é segurá-la pelos dedos através da própria haste ou pela base. O importante é que a mão não envolva o bojo e nem entre em contato com o vinho, isso pode acabar interferindo na temperatura e, qualquer substância presente na mão (hidratante, perfume, etc.) pode então interferir no sabor e aroma da bebida.

4- PODEM EXISTIR OS MAIS VARIADOS AROMAS DA MATÉRIA-PRIMA QUE OS ORIGINA

Mesmo sendo resultado de uma fermentação alcoólica à base de uvas, é possível distinguir aromas como os de frutas, flores, ervas e especiarias, muitas vezes, até na mesma taça e ao mesmo tempo. O que nos proporciona essa incrível sensação é a via olfatória que, ao ser diariamente estimulada, nos ajuda a ter uma incrível experiência sensorial. Os aromas são variados pois eles surgem por diferentes origens.

Confira a forma correta de segurar uma taça de vinho. (Foto: Reprodução)

Os aromas primários são os mais provenientes da própria uva e são assim relacionados com seu tipo de solo, clima, relevo, forma de cultivo e sua maturação. Os aromas secundários são aqueles formados durante as fermentações que, devido à ação das leveduras, o vinho acaba ficando mais rico em compostos químicos, remetendo a manteiga, pão tostado e queijos. Já os aromas terciários se desenvolvem ao longo do tempo por meio de duas fontes, as barricas de carvalho e/ou o envelhecimento das garrafas. São essas características únicas que fazem o vinho ser uma bebida ainda mais magnífica e complexa.

5- VINHOS TINTOS BEBIDOS MODERADAMENTE OFERECEM BENÉFICOS PARA A SAÚDE

Diversos estudos apontam que beber uma a duas taças de vinho tinto por dia pode minimizar e/ou até prevenir diversas complicações de saúde. O vinho, ao conter flavonoides (uma substância antioxidante que protege as células contra o envelhecimento), acaba defendendo o coração de doenças cardiovasculares e equilibra a pressão arterial.

Ele também minimiza os efeitos do cigarro no organismo, reduz a formação de cálculos renais e previne gripes e resfriados. Além disso, outra substância presente no vinho tinto, conhecida como resveratrol, ainda é capaz de produzir efeitos neuroprotetores capazes de prevenir doenças como o mal de Alzheimer e a demência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES