Fique por dentro de 4 equívocos sobre a morte que você nem sabia - 4. O peso da alma não é 21 gramas

A ciência mostra que, tecnicamente, é possível que as unhas e os cabelos cresçam um pouquinho depois do falecimento de alguém - 4. O peso da alma não é 21 gramas

Slide 4 de 4
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

4. O peso da alma não é 21 gramas

Existe um misterioso mito bastante difundido de que, no momento em que alguém dá seu último suspiro, o peso do corpo diminui exatamente 21 gramas - o que seria, portanto, o peso da alma.

Este mito surgiu de uma experiência feita por um médico chamado Duncan MacDougall que, no início do século XX, convenceu seis pacientes terminais a descansar em leitos construídos com balanças. Quando eles faleceram, ele mediu a perda do peso antes e no exato momento da morte.

Contudo, de acordo com essa experiência, apenas o primeiro paciente perdeu 21 gramas. Outro falecido não teve seu peso verificado porque a balança não estava bem ajustada. Já os outros perderam mais que 21 gramas.

No entanto, a descoberta de MacDougall causou agitação no meio acadêmico. Hoje já é consenso que o experimento do médico tinha uma amostra muito pequena para tirar qualquer conclusão sobre o suposto peso da alma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES