Flexitarianismo: Saiba tudo sobre essa prática alimentar

Também chamada de semivegetarianismo, dieta prioriza a redução gradual do consumo de alimentos de origem animal

Nutricionista alerta que toda alteração na alimentação | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Originado da palavra "flexitarian" - junção em inglês de "flexível" e "vegetariano" - o flexitarianismo é um estilo alimentar que busca reduzir significativamente a ingestão de alimentos de origem animal nas refeições diárias. Popularizado pela nutricionista norte-americana Dawn Jackson Blatner, a prática tem crescido cada vez mais e assegura diversos benefícios à saúde e ao meio ambiente.

"Carne em excesso, em especial as vermelhas, processadas e ricas em gorduras, podem aumentar a chance do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e hipertensão arterial. Ou seja, adotar o flexitarianismo é priorizar uma alimentação mais saudável, além de ser plenamente possível, afinal, é uma mudança mais gradual", pontua Jéssica Santos, nutricionista.

A especialista explica que não existe uma regra definida quanto a essa dieta. "No geral, alguns começam reduzindo as porções no cardápio e, aos poucos, vão consumindo cada vez menos proteína animal no dia a dia", afirma.

Segundo um estudo divulgado pelo Nature Getty, para impedir que a temperatura global suba mais de 2ºC até 2050, é fundamental a diminuição do consumo de alimentos de origem animal. A pesquisa recomenda o aumento da ingestão de alguns alimentos como leguminosas, legumes, verduras e nozes, visando reduzir o impacto de sistemas de produção que geram maiores danos ambientais devido à alta emissão dos gases de efeito-estufa.

"Dentre as várias vantagens proporcionadas pelos alimentos de origem vegetal está o fato de que eles costumam ser mais pobres em gorduras nocivas. Além disso, são ricos em vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e compostos bioativos", comenta a nutricionista. Opções indicada por Jéssica são as leguminosas, como lentilha e feijão. Por serem ricos em fibras solúveis, elas auxiliam no combate ao colesterol ruim, sendo também uma ótima fonte de proteína, zinco e ferro.

A nutricionista alerta que toda alteração na alimentação necessita da suplementação de proteínas e determinados nutrientes por meio de outros alimentos, evitando insuficiência de alguns componentes fundamentais para o corpo. "A dieta semivegetariana inclui uma variedade de alimentos integrais, legumes, frutas e oleaginosas. Se for bem planejada, as deficiências nutricionais não serão uma preocupação. Além disso, existe uma variedade de opções no mercado de produtos vegetais que se assemelham em gosto e textura a bifes, hambúrgueres, frangos, entre outros ", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES