Floresta com árvores mortas tem efeito de ondas surreais

As imagens foram registradas entre novembro de 2020 e março de 2021, enquanto o fotógrafo se aventurava em um local isolado perto de Hamburgo.

árvores mortas | Jörg Gläscher Photography - Instagram - Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fotógrafo e artista alemão Jörg Gläscher compartilhou em suas redes sociais impressionantes cliques realizados em uma floresta de Hamburgo, Alemanha, apresentando um trabalho escultural único em que a madeira de árvores mortas se estende pelo solo e forma moldes que se assemelham a ondas.

As imagens foram registradas entre novembro de 2020 e março de 2021, enquanto o fotógrafo se aventurava em um local isolado perto de Hamburgo. A ideia por trás de seu projeto consistiu em reunir restos de árvores mortas dispersos pela mata e construir nove cristas maciças com eles, que uniam ramificações e galhos em verdadeiras obras que enaltecem a natureza. Algumas dessas ondas chegaram a alcançar até mesmo impressionantes quatro metros de altura e nove metros de largura, como resultado de um trabalho que exigiu bastante de Gläscher.

Fotógrafo captou imagens belíssimas de árovres mortas. (Foto: Jörg Gläscher Photography - Instagram - Reprodução)

"Eu estava trabalhando [com] o puro poder da natureza, a força que destrói tudo, que traz um dos países mais ricos do mundo para uma posição completamente estática", disse o artista, em entrevista ao Colossal. "Uma onda é uma oscilação periódica ou uma perturbação única do estado de um sistema." Confira abaixo as fotos.

Vulnerabilidade das florestas europeias

As belíssimas imagens de Jörg Gläscher ligam um alerta para o efeito das alterações climáticas nas florestas europeias. Nos últimos anos, mais da metade desses cenários têm sofrido significativamente com os impactos das condições climáticas extremas, que passaram a atrair perturbações e ampliar a vulnerabilidade a infestações de insetos.

Belezas da natureza. (Foto: Jörg Gläscher Photography - Instagram - Reprodução)

Na Europa Central, as árvores passaram a envelhecer rapidamente, resultando em um maior número de mortes e no acúmulo de galhos e troncos secos. Além disso, os períodos de seca atuaram violentamente nesse ecossistema, afetando o sistema de transporte de água — em especial nas vegetações mais altas — e tornando-as mais suscetíveis a doenças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES