Fóssil de 'dragão marinho' é encontrado na Índia

Estima-se que o animal tivesse 5,5 metros

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores encontraram no vilarejo Lodai, na Índia, o esqueleto de um 'dragão do mar' do período Jurássico. É a primeira vez que um réptil marinho da ordemichthyosaur é descoberto no país. Os cientistas acreditam que a espécie seja da família Ophthalmosauridae. Uma particularidade descoberta pelos cientistas é que o animal contava com olhos extremamente grandes.

O fóssil está bem preservado e só estão faltando algumas partes da frente e da cauda. Estima-se que ele tenha 5,5 metros de comprimento.

"Pudemos deduzir padrões de desgaste nos dentes dele que indicam que ele era um predator do topo que comia alimentos abrasivos, moluscos, peixes e possivelmente outros répteis marinhos", disse um dos pesquisadores envolvidos na descoberta. 

Alguns especialitas apontam que a família Ophthalmosauridae existiu entre 165 e 90 milhões de anos atrás, mas há pesquisadores que estimam que eles viveram na Terra entre 152 e 157 milhões de anos. 

Durante a escavação na região era esperado encontrar apenas pequenos fragmentos de ossos e a descoberta foi totalmente inesperada. O achado pode ajudar os estudiosos a traçar o quanto os ichthyosaurus evoluíram.  

"Há a possibilidade que eles se moveram da [atual] Europa, India Ocidental, Madagascar e América do Sul", disse Prasad. "Esse é um processo conhecido como mudança da fauna."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES