Fotografia mostra visita da família real ao Piauí na década de 20

Aparecem na foto Dom Pedro de Orleans e Bragança, neto do antigo imperador Dom Pedro II, em Parnaíba, acompanhado da esposa e filha.

Família Real no Piauí | Mario Baldi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma fotografia compartilhada Érico Lages através do grupo Therezina do Passado, no Facebook, mostra a visita de descendentes da família real na década de 1920 ao Piauí. Aparecem na foto Dom Pedro de Orleans e Bragança, neto do antigo imperador Dom Pedro II, em Parnaíba, após uma rápida passagem por Teresina, acompanhado da esposa e filha.

A foto está reproduzida em um quadro no Arquivo Público de Teresina e é de autoria do fotógrafo Mario Baldi, que sempre acompanhava o imperador em viagens pelo Brasil e mundo, realizando registros. Dom Pedro de Orleans foi do clã da coroa portuguesa.

Dom Pedro de Órleans. Crédito: Arquivo Público.

Pedro de Alcântara Luís Filipe Maria Gastão Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança, o nome completo da autoridade, fazia tentativas na época de restauração do reinado da família, tendo, inclusive, apoio de membros da elite. Isso em razão do contexto histórico da época, onde a república andava fragilizada. A democracia permanece até hoje nesse dilema de instabilidade no país.

Para Fonseca Neto, advogado, historiador e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que concedeu entrevista ao Jornal Meio Norte, a Proclamação da República significa o conjunto de intenções para construir uma experiência de viver social no Brasil, fundada em princípios de liberdade, justiça e igualdade. “Essa é a ideia de república, uma vontade. Isso vem ao longo da história de maneira mais forte em alguns momentos e mais complicada em outros. Marca a formação da dinâmica do percurso de formação da nação”, explica. 

O anseio pela república ferveu na época em todo o mundo. “No século XVIII e em todo o século XIX isso se intensificou. É algo que vem do iluminismo francês. O Brasil teve uma vontade de democracia tardia em relação aos estadunidenses. O Brasil foi marcado pela monarquia, que aqui prolongou muito. Isso resulta em um atraso muito sério”, avalia o professor universitário. 

Fonseca define que mazelas sociais brasileiras são fruto de uma revolução longe do povo. “Nossa Proclamação da República foi muito elitista. Isso reverbera até hoje. Além de revelar a incompletude gravíssima. São 130 anos, este é um momento que precisamos fazer essa lembrança, de um projeto incompleto. A república foi implantada a partir de um golpe, que afasta o elemento popular. A mobilização e o sonho republicano tinha um quê de povo, mas em um crescendo. Desde a Independência dos Estados Unidos, até à Inconfidência Mineira, de nomenclatura pejorativa, além de insurreições na Bahia, como a Revolta dos Alfaiates. Mas, na essência, até hoje a república está a serviço da elite, pois partiu dela a proclamação, não do povo”, aponta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES