Franceses desenvolvem capa de celular com pele humana sintética

O Skin-On é um projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Bristol

Capa de celular | Marc Teyssier-Business Insider
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Skin-On é um projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Bristol em parceria com a Telecomm Paris Tech e a Universidade de Sorbonne e foi desenvolvido a partir de uma camada flexível de cobre e partes de silicone de duas composições diferentes. Segundo os responsáveis pela Skin-On, esses materiais são fabricados em massa e o custo de produção da capa para a venda comercial seria em torno de US$ 6,50. A notícia é do site Mega Curioso.

Marc Teyssier, líder do projeto, revelou que encontrar o equilíbrio para criar a pele artificial foi  bastante desafiador, já que o objetivo era que o protótipo fosse sensível ao toque. Apesar de ser considerada uma invenção um tanto peculiar, a Professora Dra. Anne Roudaut explica que é a primeira vez em que há a oportunidade de adicionar pele a aparelhos interativos. “A ideia pode ser um pouco surpreendente, mas a pele é uma superfície com a qual estamos totalmente familiarizados, por que não usufruir disso nos dispocitivos presentes em nosso cotidiano?”, questiona.

Marc Teyssier/Business Insider 

Além de não ter a típica rigidez de uma capa de celular comum, o dispositivo também pode detectar alguns gestos, o que o torna ainda mais peculiar. Os desenvolvedores do Skin-On afirmam que a capa permite que o aparelho “sinta” o usuário através do tato e outros gestos, como beliscos, carícias e até cócegas.

Isso é possível graças a um programa de mensagens desenvolvido para que o usuário do celular possa expressar emoções e sensações táteis na pele sintética. Através da intensidade do toque é possível controlar o tamanho dos emojis. Segurar o celular com mais firmeza, por exemplo, pode resultar em um emoji com raiva, enquanto as cócegas podem resultar em emojis risonhos, explica Marc Teyssier.

A pele artificial do dispositivo é bastante fiel à pele humana, mesmo assim, os pesquisadores estão procurando meios para tornar a experiência ainda mais real. Os desenvolvedores pretendem implementar o projeto com pelos e sensação de temperatura. Será que dá para encarar?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES