Garoto de sete anos descobre nova espécie de dinossauro no Chile

Os ossos descobertos mostraram que o animal poderia ser do tamanho de um peru quando jovem e chegar a 3 metros (da cabeça à cauda) na fase adulta.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova espécie de dinossauro foi descoberta por um menino de sete anos do Chile. Batizado de Chilesaurus diegosuarezi, o animal é o primeiro dinossauro encontrado na região da Patagônia e pertence à mesma família do Tyrannosaurus rex, mas, diferente de seus "primos", se alimentava de plantas, não de carne.

A revelação, publicada esta semana na revista inglesa Nature, mostra que o animal era a espécie mais comum naquela região do país.

O Chilesaurus diegosuarezi ganhou o nome em homenagem ao menino Diego Suárez, que achou o fóssil que desencadeou a pesquisa em 2004, quando caminhava com seus pais e sua irmã por uma colina no sul do país.

A descoberta levou os pais do menino a se juntarem a um grupo de especialistas argentinos, chilenos e ingleses para voltar ao local em busca de novas evidências.

O grupo encontrou, ao todo, doze fósseis, dos quais quatro eram esqueletos completos e relativamente bem conservados, o que fez os cientistas concluírem que aquela espécie era a mais comum de dinossauros no território.

Os ossos descobertos mostraram que o animal poderia ser do tamanho de um peru quando jovem e chegar a 3 metros (da cabeça à cauda) na fase adulta.

A espécie viveu há 145 milhões de anos e se diferenciava bastante do resto de sua família, os terópoda. Enquanto esse grupo era composto por animais bípedes e carnívoros, que se aperfeiçoavam para caçar e destroçar, o Chilesaurus se adaptou a uma vida herbívora e pacífica.

Até a descoberta da espécie, acreditava-se que os dinossauros herbívoros haviam surgido mais tarde, próximos à era da extinção, há 65 milhões de anos.

Outro fator de diferenciação é a aparência do dinossauro que, além dos típicos braços curtos, tinha o pescoço longo e a cabeça pequena, diferente de todos de sua espécie.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES