Garrafa usada no trabalho tem 1 milhão de bactérias; Você lava a sua?

A gente sabe que precisa beber alguns litros de água por dia para ajudar na saúde.

| iStock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A gente sabe que precisa beber alguns litros de água por dia para ajudar na saúde. Como passamos diversas horas da vida na mesa do trabalho, é comum ter um copo ou garrafinha por perto para se manter hidratado. A intenção é boa, mas o tiro pode sair pela culatra.  Com informações do site Uol.

Uma nova pesquisa mostrou que existem mais de um milhão de bactérias apenas no bocal da garrafa. Se você está lendo essa reportagem ao lado da sua, pode levantar para lavá-la.

Entenda como a pesquisa foi feita: 

Foram analisados diferentes tipos de garrafas de empresas da cidade de Campinas, interior de São Paulo; 

Em apenas uma das garrafas, foram encontrados 17,5 mil bactérias e 1.980 fungos na parte interna, além de 1.152.000 bactérias e 8.310 fungos no bocal; 

A concentração era tão grande que nem mesmo a higienização eliminou os micro-organismos; 

Na segunda análise, após a limpeza, ainda tinham mais de 100 mil bactérias e 100 fungos no recipiente.

Crédito: iStock

Qual o perigo de deixar a garrafa suja? 

Seu corpo pode lutar contra esses micro-organismos se estiver saudável e se estiverem em quantidades moderadas. Porém, a alta concentração de bactérias pode causar mal-estar, náuseas, indisposição, dor de garganta e seu sistema imunológico não estiver forte o suficiente pode levar a contaminações mais graves, como intoxicação alimentar ou infecção pulmonar. 

Os cientistas afirmam que a alta concentração acontece por falta de higiene, uma vez que os funcionários costumam deixar as garrafas sempre na mesa e só enchê-las, sem lavar, o que contribui para o acúmulo e proliferação de bactérias e fungos. 

Lembre-se de limpar todos os dias ou ao menos antes e depois dos finais de semana. "A limpeza deve ser feita com água e sabão. Para higienizar dentro, utilize uma escova (aquelas usadas para mamadeiras), já no bocal, o ideal é esfregar bem com o lado macio de uma esponja", aconselha Rosana. "Antes de guardar seque bem porque a umidade é um dos fatores que ajudam no acúmulo de micro-organismos," completa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES