Gel lubrificante ajuda durante o sexo e pode trazer risco à saúde?

No sexo anal, o gel não somente é facilitador, como indicado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fiel ajudante nos momentos em que o corpo não responde como se gostaria ou quando o sexo anal é o desejado, o lubrificante sexual está cada vez mais disseminado. Exposto com desinibição em farmácias, supermercados, motéis e sex shops, o gel tem saída regular e pode ser parceiro neste Dia dos Namorados.

"Todo dia vende, quando antigamente a saída era apenas de um por mês", conta o gerente de farmácia Luiz Marinho, 54 anos, lembrando de quando começou a trabalhar em drogarias, quarenta anos atrás. E, se antes o encabulamento dos consumidores acontecia diante da compra de um simples preservativo, imagine com um gel íntimo! "Hoje vendo pra homem, pra mulher, pro homossexual, sem vergonha alguma", diz, contando que a clientela maior do produtos são aqueles acima de 50, 60 anos.

O perfil indicado pelo gerente não é à toa. Afinal, o uso do gel íntimo é para quando se não consegue lubrificação suficiente ou para o sexo anal. Mas um novo perfil aparece nesse cenário, gerando um uso que extrapola o "necessário" e pode, na verdade, camuflar uma insatisfação. O alerta é da ginecologista e terapeuta sexual Angelina Maia, com mais de 40 anos de experiência no Hospital das Clínicas, no Recife.

A médica chama a atenção sobre o uso do gel entre jovens casais heterossexuais no caso de penetração vaginal, quando, com o hormônio estrogênio em alta, a mulher saudável não necessitaria de tal artifício como facilitador da entrada do pênis. "Infelizmente, casais jovens que não precisam lançam mão do gel para não trabalhar a excitação na mulher, geralmente vinda a partir da estimulação do clitóris", observa a terapeuta sexual, citando um círculo vicioso: não tão excitada, a mulher é penetrada com ajuda do lubrificante, e, para terminar logo, ela às vezes finge um orgasmo, gerando no parceiro a crença de que ela goza mesmo é com a penetração. "Mulher que está com estrogênio não precisa de lubrificante artificial se estiver bem excitada", assegura.

Por outro lado, devido à queda ou ausência do estrogênio, os géis íntimos, sim, são muito bem-vindos e até necessários para as mulheres na pós-menopausa que não fazem reposição hormonal, lactantes e aquelas com câncer de mama. Nesses casos, devido à queda ou ausência do estrogênio, a vagina se torna mais fina e ressecada, dificultando a penetração e causando dor e ardor na mulher. Angelina Maia conta ser comum entre os casais de meia-idade o uso do gel, também aprovado pelo homem - "Como eles, com a idade, demoram mais na relação, fica mais fácil o sexo com o uso do lubrificante", explica.

Para quem está amamentando, o lubrificante pode ser, sim, a solução ideal para a relação sexual do casal. Porque, além da queda do estrogênio, a mulher está com a prolactina em alta, inibindo o desejo sexual. Isso sem falar do cansaço e da falta de sono das mamães. "Todo obstetra deveria avisar às mulheres o que acontece com elas nesse momento", reclama a terapeuta, contando ser comum lactantes chegarem até ela reclamando da ausência de apetite sexual.

Essa comunicação entre obstetra e grávida não aconteceu para a jornalista V.D., mas ela recorreu à velha conhecida conversa íntima feminina. De uma amiga que também havia vivido o problema durante a amamentação, recebeu a dica do lubrificante. Passado o tempo necessário para recuperação do parto, ela não teve dúvida quando, com a vagina ressecada, chegou a hora de voltar à ativa sexual: mandou o marido comprar KY - o mais famoso entre os géis íntimos.

No sexo anal, o gel não somente é facilitador, como indicado. Assim como a camisinha. "Como o ânus é um canal seco, faz muito microferimentos e todo ferimento pode favorecer o HIV e o HPV", afirma a médica Angelina Maia, recomendando o uso dos dois artigos. O estudante universitário Felipe, de 23 anos, conta que não precisou comprar lubrificante - mas sempre, quando foi feito uso numa relação, era o parceiro que já estava com o gel - "Geralmente KY", conta. Segundo ele, como muitas camisinhas vêm com lubrificante, ele não vê necessidade do outro produto. Mas o indicado é mesmo usar os dois, para facilitar a penetração.

Apesar da supremacia do KY no comércio dos lubricantes - tanto que, quando a reportagem foi fotografar os lubrificantes numa drogaria no Recife, o produto já havia acabado -, há marcas variadas. E todas, segundo o gerente Luiz Marinho, à base de água. "Não existe mais à base de óleo, que antes podia romper o preservativo", observa. Reação ao uso do produto é pouca, mas existe - "No caso de o cliente ter alergia a algum conservante do produto", conta o farmacêutico Jorge Arthur, explicando que, na maioria das vezes, o conservante só é informado pelo fabricante através de telefone, no atendimento ao consumidor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES