Golfinhos estão usando toxinas de outra espécie para se drogar

Ainda é um mistério do que realmente acontece com os golfinhos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pode parecer extremamente bizarro, estranho e perigoso, mas câmeras subaquáticas foram capazes de flagrar o momento em que os golfinhos compartilhavam um peixe baiacu, também conhecido popularmente como peixe-balão. Para quem não conhece, tal espécie possui tetrodotoxina, uma neurotoxina presente na maior parte de seu corpo.  Ela atua no organismo de um predador, por exemplo, bloqueando a ação de seus nervos.

Pesquisas

Estudiosos australianos, da Universidade de Murdoch, analisaram golfinhos presentes na costa australiana em um nova pesquisa. De acordo com o que puderam acompanhar, em diversos momentos eles mordiam um baiacu e em seguida, passavam para outro golfinho. Era como se estivessem compartilhando o peixe para que todos pudessem "sentir a brisa".

Divergências

 Olhando por este ponto de vista, não faz sentido acreditar que a tetrodotoxina aja como um narcótico. Até porque, seu efeito pode ser muito mais mortal que o de outras substâncias que conhecemos atualmente. Por mais que consideremos o peso a mais dos golfinhos, eles ainda são mamíferos e bastariam poucas miligramas da toxina para matá-los. Alguns pesquisadores não acreditam que eles sejam capazes de mediar a quantidade, para que não seja algo maligno. 

 Um documentário produzido pela BBC anos atrás, nomeado de Dolphins: Spy in the Pod, já mostrava a mesma situação. Na época, o zoólogo e também produtor do documentário, Rob Pilley, contou que era a primeira vez que golfinhos apresentavam comportamento parecido. "Nós vimos os golfinhos lidarem com o peixe de maneira bastante suave e delicada, como se não quisessem perturbá-lo demais ou matá-lo. Como resposta, o peixe lançou suas toxinas. Os golfinhos então pareceram estar hipnotizados", disse.

  Ainda é um mistério do que realmente acontece em seguida com esses golfinhos. O fato é que novos acontecimentos do tipo já foram registrados. Portanto, não é difícil acreditar que eles realmente estejam, de alguma forma, se drogando.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES