Google irá traduzir conversa entre duas pessoas em vários idiomas em tempo real

A novidade passará a ser disponibilizada nas próximas semanas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já imaginou poder conversar livremente com uma pessoa de outro idioma e tendo uma tradução em tempo real feita por uma máquina? Pois este sonho está finalmente começando a virar realidade. Em evento realizado nesta terça-feira (8) em Las Vegas (Estados Unidos) durante a CES 2019, maior feira de tecnologia do mundo, o Google anunciou uma nova funcionalidade capaz de traduzir conversas.

Segundo a empresa, a novidade passará a ser disponibilizada nas próximas semanas nos dispositivos Google Home - o alto-falante, que funciona como um assistente por voz, ainda não é vendido no Brasil. O Google diz que o recurso poderá conduzir uma conversação em "dezenas de linguagens", mas não especifica quais.

O UOL Tecnologia testou e notou que a tradução funciona para o português. Contudo, de cara já deu para notar que não é perfeito: algumas palavras foram traduzidas erradas em uma demonstração com ajuda de um funcionário do Google. São os típicos erros já vistos no Tradutor da empresa e é provável que o usuário tenha que falar bem pausadamente para a conversa ser mais apurada.

Google mostra na CES inúmeros produtos que já funcionam com o Assistente - Imagem: Bruna Souza Cruz/UOLO próprio recurso de traduzir na tela algo que você fala em outra língua já funciona no Google Tradutor atualmente - a diferença é a participação do Assistente como mediadora da conversa, nesta nova funcionalidade. A Microsoft tem uma solução parecida, chamada Microsoft Translator.

A funcionalidade, na prática, parece ser mais simples do que soa. O Google Assistente na verdade consegue ouvir e interpretar o que uma pessoa diz, usando definições do Tradutor para traduzir a outro idioma. De qualquer forma, já deixa a humanidade mais próxima de um equipamento tradutor universal. A empresa chegou a fazer uma demonstração da funcionalidade no palco.

O dispositivo mostrado pela companhia realizando o sonho de muita gente foi o Google Home Hub, que conseguiu traduzir em tempo real uma conversa entre uma falante do inglês e um falante de francês. Essa tradução foi feita com a ajuda do Google Assistente, assistente por voz da empresa.

"Hey Google, seja meu intérprete de francês", pediu um representante do Google. Em segundos, o dispositivo ativou o "Modo Intérprete" e passou a traduzir a conversa, mantendo um diálogo entre os apresentadores da novidade. Ao que parece, a inteligência artificial do Google consegue interpretar praticamente qualquer coisa que você disser. Em dispositivos com tela, a empresa chega até a exibir a tradução por escrito no display.

Os dois porta-vozes do Google, que fizeram a apresentação, destacaram que o sistema está mais preciso e funciona até em uma sala com muito barulho. Além disso, eles demonstraram que você pode fazer a mesma pergunta de diferentes formas e o Google Assistente consegue responder de um modo bem preciso.

A empresa cita que a tecnologia irá se expandir para outros lugares, como para ajudar a fazer check-in em hotéis e ajudar a entender horários dos ônibus em uma cidade estrangeira. O Google falou que o "Modo Intérprete" será testado em piloto durante a CES 2019 na recepção do hotel Caesars Palace, de Las Vegas. Ele ainda funcionará nos hotéis Hyatt de San Francisco (EUA) e no Dream Downtown de Nova York.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES