Governo quer fechar cratera que queima sem parar há 50 anos

Presidente do Turcomenistão pediu que especialistas do país achem um jeito de interromper as chamas de Darvaza

cratera | REPRODUÇÃO-YOUTUBE-FEARLESS & FAR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do Turcomenistão anunciou que tentará fechar um dos pontos turísticos mais estranhos da região: uma cratera conhecida como "Portão do Inferno", que queima gás sem parar há cinco décadas.

O anúncio foi feito pelo próprio presidente do país, Gurbanguly Berdymukhamedov, no dia 8 de janeiro em uma rede de TV estatal. A autoridade ordenou que cientistas do país que apaguem o incêndio inesgotável da cratera.

A justificativa do presidente é a segurança dos que vivem próximos da cratera, além das óbvias perdas econômicas geradas pela queima de gás há tanto tempo.

Mas falar é fácil, pois ninguém sabe ainda como o fogo será apagado, e pesquisadores alertaram que uma solução para o problema pode ser bem mais complexa do que parece.

Presidente pediu que especialistas achem uma forma de fechar a cratera flamejante. (Foto: REPRODUÇÃO/YOUTUBE/FEARLESS & FAR)

Inclusive, essa não foi a primeira vez que Berdymukhamedov demonstrou preocupação com a cratera. Em 2010, ele ordenou publicamente que especialistas do país encontrassem maneiras de apagar a cratera, mas a ordem não foi cumprida.

A partir daí começam os mistérios. Segundo geólogos intercionais que já visitaram o país, autoridades da região já tentaram apagar a cratera diversas vezes — as primeiras tentativas ocorreram quando o Turcomenistão ainda fazia parte da União Soviética.

Nem mesmo a história de origem da cratera — conhecida oficialmente como Darvaza — pode ser totalmente real.

A história oficial conta que o incêndio foi iniciado em 1971, quando um acidente de perfuração fez com que uma plataforma caísse dentro da cratera e liberasse gás. Para evitar que o gás se espalhasse, o time de engenharia ordenou que ele fose incendiado, apostando que o fogo não duraria mais de dois dias.

Mas geólogos do país disseram a George Kourounis, um aventureiro especializado em eventos climáticos que visitou o local em 2013, que a cratera se formou no final da década de 60 e foi incendiada apenas 20 anos depois.

Parte desse mistério é justamente o que atrai cada vez mais turistas à região, principalmente em sites dedicados ao turismo bizarro ou em redes sociais como o Reddit.

Pesquisas apontam que apenas encher a cratera de terra pode não ser suficiente, uma vez que é questão de tempo que o gás se acumule e entre em combustão novamente por causa de alguma faísca.

A saída seria desviar o curso do gás que alimenta as chamas, o que pode ser bastante difícil e delicado.

Então, é bastante provável que Darvaza se mantenha queimando por alguns anos, e continue a ser a atração turística mais importante do Turcomenistão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES