Grávidas podem curtir o Carnaval sem colocar a saúde em risco

Com o aumento da barriga, o centro de gravidade da futura mamãe também pode se deslocar, tornando mais fácil o desequilíbrio e as quedas

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As gestantes também podem se divertir – e muito – no Carnaval, mas precisam seguir alguns cuidados especiais para não colocar em risco sua saúde e a do seu bebê. “O primeiro passo é conversar com o médico para ver se não há qualquer problema. As grávidas com sangramento, cólicas e outros incômodos devem ficar em casa e evitar esse tipo de agito”, alerta o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli.

Com o aumento da barriga, o centro de gravidade da futura mamãe também pode se deslocar, tornando mais fácil o desequilíbrio e as quedas. “Empurrões, quedas e pancadas na barriga, mesmo que sem querer, podem levar a um parto prematuro. É preciso cuidado com as aglomerações e blocos de rua por causa disso”, diz o médico.

É por esse motivo também que o salto alto deve ficar dentro do armário e é recomendado dançar ao invés de pular. O calor também pode incomodar: “use roupas confortáveis, pois a tendência é o corpo inchar com o calor. Também evite ficar muito tempo em pé. Locais fechados e aglomerados também podem levar a uma queda de pressão. ”

Os dias de folia podem ser, inclusive, bastante cansativos e a gestante deve respeitar os limites do seu corpo, descansando sempre que necessário, priorizando uma alimentação saudável – não os petiscos dos camarotes -- e caprichando na hidratação. “Divirtam-se muito e aproveitem cada segundo!

O bebê sente o ânimo da mãe na barriga! Lembre-se também que ele é capaz de ouvir as músicas. Não estranhe se o neném se sentir incomodado, por exemplo, com a altura dos batuques e das marchinhas”, destaca Mantelli.

  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES