Gravidez tardia: existe idade limite para engravidar?

Estando casada ou solteira, toda mulher, um dia, vai se deparar com a seguinte pergunta: “E os filhos?”.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estando casada ou solteira, toda mulher, um dia, vai se deparar com a seguinte pergunta: “E os filhos?”. Na fase adulta, a pressão que parece até uma obrigação engravidar é muito forte. Mas o que você realmente deseja? Até completar os seus 35, 40, 45 anos, pode ser que você queira se estabelecer na carreira, viajar o mundo, conseguir ser independente financeiramente. Pode ser que a prioridade de ter filhos só venha anos mais tarde. As informações são do UOL.

Isso implica em algumas consequências biológicas que já são muito discutidas. A mulher já nasce com uma quantidade de óvulos disponíveis e, por isso, as chances de engravidar diminuem conforme o tempo passa, aumentando também a probabilidade de ser uma gravidez de risco.

“Mesmo com os tratamentos disponíveis, a medicina não consegue aumentar a fertilidade da mulher, mas consegue diminuir os riscos de uma gravidez em idade avançada”, explica a ginecologista e especialista em reprodução humana Cláudia Navarro.

E quanto aos aspectos sociais e comportamentais dessa gravidez tardia? Uma mulher com mais de 35 anos, por exemplo, já viveu mais experiências e garantiu uma maturidade maior para criar os filhos do que uma mulher com 25 anos. Como resultado, as mães ficam mais tranquilas e seguras para educar os filhos.

Além disso, a gravidez tardia pode vir acompanhada por uma vida financeira mais independente, por um emprego mais estável e lucrativo, por um planejamento da gravidez.  Nesse sentido, a qualidade de vida dos filhos fica garantida.

Ao mesmo tempo, é preciso levantar a questão do conflito entre gerações. Façamos as contas: uma mulher que engravidou aos 50 anos, vai criar um adolescente de 15 anos aos 65. Isso implica em visões de mundo e opiniões divergentes que podem ser um problema no relacionamento entre mãe e filhos. É aqui que a maturidade pode agir, trazendo a compreensão e a confiança necessárias para lidar com esses conflitos.

Pensa em engravidar quando estiver mais velha? Ou tem mais de 35 anos e deseja engravidar? Por meio da doação e do congelamento de óvulos é possível fazer os dois.

Com a doação de óvulos, mulheres de qualquer idade podem engravidar. Apesar disso, o Conselho Federal de Medicina recomenda que essa doação seja aceita apenas para mulheres até 50 anos. “É uma opção para pacientes que desejam engravidar e não tem mais óvulos ou que encontram dificuldades para engravidar naturalmente”, complementa a ginecologista Cláudia.

Já, o congelamento de óvulos, também chamado de Preservação Social da Fertilidade, permite que uma mulher guarde alguns dos seus óvulos para usar anos depois. Com esse recurso, é possível que ela termine o doutorado, arrume o emprego dos sonhos, viaje pelo mundo e curta vida da maneira que ela quiser.

Mas lembre-se de que alguns hábitos podem diminuir a fertilidade, como o tabagismo, a obesidade, o estresse, o excesso de cafeína, de álcool. Então procure ter uma alimentação saudável, praticar atividade física, ter um sono regular que são fatores que ajudarão na fertilidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES