Hábito curioso de Ziraldo chamava a atenção de vizinhos no Rio de Janeiro

Aos 91 anos, Ziraldo faleceu após enfrentar um agravamento em sua condição de saúde.

Aos 91 anos, Ziraldo faleceu após enfrentar um agravamento em sua condição de saúde. | FOTO: André Valentim/VEJA Rio/Dedoc
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ziraldo, renomado desenhista e escritor responsável por personagens emblemáticos como os de "O Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê", nos deixou aos 91 anos neste último sábado (6), em Lagoa, Rio de Janeiro. Além de cultivar um legado repleto de admiração e histórias cativantes, Ziraldo era reconhecido por seus vizinhos devido a um hábito peculiar.

O síndico do prédio onde Ziraldo morava contou como era conviver com o hábito. “Quando ele descia de madrugada, assobiando, a gente já sabia que ele estava indo ao estúdio criar”, contou Sérgio Ribeiro à Band.

Ziraldo trabalhava em um ateliê na frente do prédio em que morava. O assobio, agora, não será mais ouvido, mas irá continuar ecoando por gerações. Para o sobrinho, André Alves Pinto, a arte que Ziraldo deixa se torna uma responsabilidade para a família. “Ele deixa uma herança para a gente, que, assim, é uma responsabilidade muito grande”, pontuou à Band.

O QUE OCORREU: Aos 91 anos, Ziraldo faleceu após enfrentar um agravamento em sua condição de saúde. Durante o período de 2018 a 2022, ele sofreu três AVCs e nos meses finais estava confinado à cama, dependendo de alimentação por sonda. Em 2019, mesmo com restrições de saúde, ele contribuiu com conteúdo em vídeo para a Bienal, já que não pôde participar presencialmente pela primeira vez.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES