Hereditariedade é a causa de 75% dos casos de xixi na cama

Fazer xixi na cama só é considerado um problema quando corre após os 5 anos de idade.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitas vezes pais e crianças são julgados porque o pequeno faz xixi na cama. O que poucos sabem é que a genética é responsável por cerca de 75% das causas de enurese. Quando um dos pais passou por esse problema na infância, a chance de o filho sofrer com o transtorno é de 44%. No caso de os dois terem passado por essa situação, a possibilidade sobe para 77%.

Além da genética, outros fatores podem predispor o xixi na cama, como a deficiência de secreção da substância que diminui a produção de urina durante a noite, bexiga pequena para a idade ou que não tem capacidade de reter a urina de madrugada, problemas estruturais no trato urinário e dificuldade de acordar à noite, em resposta à bexiga cheia.

— Os pais precisam entender que a criança que faz xixi na cama não tem culpa. Ela não faz para chamar atenção, mas porque ainda não desenvolveu o mecanismo de controle para não urinar durante a madrugada — afirma José Murillo Bastos Netto, membro do Departamento de Uropediatria da Sociedade Brasileira de Urologia.

Fazer xixi na cama só é considerado um problema quando corre após os 5 anos de idade. Caso os pais observem esse comportamento, precisam levar a criança a um especialista para investigar o problema.

— O apoio da família é fundamental para o sucesso no tratamento. Punir a criança, expor o problema do pequeno aos amigos ou familiares não resolve o problema e, pior, atrapalha mais a cura — alerta Atila Rondon, uropediatra e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O tratamento para a enurese possui várias frentes, como a medicamentosa, o apoio psicológico, a fisioterapia específica e orientações para mudança de comportamentos.

Dicas para não acordar molhado

Desfralde

Os pais precisam respeitar o momento de desfralde da criança, que precisa ter controle sobre o xixi

Líquidos durante o dia

É sempre importante que a criança beba líquidos durante o dia, para que à noite ela não sinta sede: deve-se parar de ingerir líquidos duas horas antes de se deitar

Xixi antes de dormir

Os pais devem incentivar a criança a fazer xixi antes dela de ir deitar para evitar escapes

Posição do xixi

Muitas crianças fazem xixi na posição errada, o que atrapalha o relaxamento muscular e o esvaziamento da bexiga. Quando a criança sentar no vaso sanitário, ela deve ter um apoio para os pés e uma tampa adaptadora

Não prender

A criança deve fazer xixi assim que acordar. Prender o xixi pode provocar alguma alteração no sistema excretor



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES