Homem alérgico ao sol ganha segunda pele de silicone

Ele sofre de xeroderma pigmentoso.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um homem alérgico ao sol ganhou uma segunda pele facial reproduzindo os seus traços a fim de evitar que a sua pele "frite".

Identificado apenas como Alex, ele sofre de xeroderma pigmentoso, uma doença rara de pele que gera hipersensibilidade à luz e deixa os pacientes até mil vezes mais suscetíveis ao câncer. A doença deixa a pele com limitada habilidade para reparar danos causados pela exposição à luz do sol.

Inicialmente, Alex recebeu uma máscara com um visor para poder sair de casa em dias nublados. Agora, a inventora Zoe Laughlin criou uma solução para permitir que o paciente saia de casa em dias ensolarados.

Em dois meses de trabalho, Zoe construiu uma segunda pele para Alex. Usando milhares de fotos do paciente, uma impressora criou um modelo em 3D da face de Alex. Esse modelo foi posto em gesso, gerando um molde de silicone com as mesmas características facias do paciente.

A invenção foi apresentada no programa "The Big Life Fix", da BBC 2, no Reino Unido. Alex perdeu a fala ao ser apresentado à sua segunda face. "Eu não achei que seria possível", limitou-se ele dizer depois de alguns instantes.

"Estou muito feliz que você tenha tentando algo inédito. Nem nos meus melhores sonhos eu sonhei com isso", afirmou Anna, a mãe. Na primeira vez que os pais de Alex o expuseram - ainda bebê - ao sol, a pele dele começou a "fritar".

"O rosto começou a fritar, as mãos começaram a fritar, as pernas fritaram", recordou Anna.

Foi o início do drama. Por causa da doença, Alex não se desenvolveu como outras crianças e, ficando em casa a maior parte do tempo, atrasou-se na escola. A vida de Alex se resumia à noite.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES