Hospitais de Porto Alegre autorizam visitas de animais a pacientes

No Hospital São Lucas da PUCRS, projeto permite a entrada de cachorros para visitação. Já no Hospital Criança Conceição, cãozinhos passam tempo com crianças internadas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enfrentar uma internação hospitalar fica muito mais fácil com a companhia de animais de estimação. É no que apostam hospitais de Porto Alegre, em que a prática de permitir a visita de pets aos pacientes vem ganhando espaço. O São Lucas da PUCRS, por exemplo, anunciou recentemente que passou a autorizar a visita de cachorros de estimação aos pacientes.

Internados há mais de sete dias podem pedir para receber seus animais, no projeto batizado de Pata Amiga. Segundo a equipe do hospital, a iniciativa proporciona um contato que serve como terapia. As informações são do G1.

"A capacidade de brincar e doar amor diminui muito o estresse", explica a diretora assistencial da instituição, Simone Ventura.

Phoebe e a dona Marieta Pasqualoti participaram de projeto do Hospital São Lucas, em Porto Alegre — Foto: Divulgação/PUCRS

Processo

Para participar, é preciso ter autorização do médico que atende o paciente. O processo, esclarece o hospital, é acompanhado por colaboradores e de acordo com o combinado com a família. O animal precisa estar vacinado, com atestado veterinário e estar de banho tomado.

Marieta Pasqualotti, que passou por uma internação no hospital, recebeu a visita de Phoebe, sua cachorra. "Toda vez que a minha mãe tem que ficar internada, a nossa cadelinha fica muito triste", conta a filha da paciente, Marilene.

"Quando ficamos sabendo que poderíamos trazer a Phoebe, a nossa família ficou muito feliz e, no dia da visita, foi muito emocionante para todos. A mãe se emocionou ao ver ela", comenta a filha.

Buzz visita crianças em tratamento oncológico do Hospital Criança Conceição — Foto: Mayara Argenti Bittencourt


Uma das coordenadoras da iniciativa, a enfermeira Roberta Marco comenta que existem estudos sobre os benefícios psicológicos e fisiológicos das visitas dos animais de estimação para pessoas hospitalizadas.

"No São Lucas, as experiências vêm sendo muito positivas. Temos inúmeros relatos das equipes médicas sobre casos em que a ação trouxe uma grande e positiva evolução assistencial nesses pacientes", diz.

Ações parecidas já aconteceram no Hospital Centenário, em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Há pouco mais de dois anos, a equipe médica se mobilizou para levar o cavalo de um paciente, que ganhou alta logo após a visita, em Porto Alegre.

Segundo o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre, além do São Lucas, o Hospital Conceição e o Independência possuem protocolos que permitem a visita de animais.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES