HPV pode afetar a saúde do coração, afirma pesquisa

Vírus responsável por cânceres, como o de vagina e garganta, podem levar ao infarto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa publicada na revista Circulation Research mostrou que o vírus do HPV pode aumentar as chances do desenvolvimento de doenças do coração, principalmente quando associadas a outros fatores de risco.

No estudo, pesquisadores analisaram dados de 60 mil mulheres coreanas entre 2011 e 2016, que possuíam o vírus e não tinham o diagnóstico de complicações cardiovasculares. Levando em consideração fatores como peso, estatura, uso de álcool, IMC e histórico de doenças, os cientistas puderam concluir que 22% das voluntárias tinham mais chances de desenvolver doenças do coração, principalmente o infarto do miocárdio. E as chances eram duas vezes maiores em mulheres que além do HPV, apresentavam obesidade ou que sofriam de síndromes metabólicas.

HPV

Segundo a ginecologista e obstetra de São Paulo, Maria Elisa Noriler, o Human Papiloma Virus (HPV), é caraterizado por uma doença viral que reside na pele e nas mucosas dos indivíduos, tais como: vagina, ânus e pênis. Sua principal forma de transmissão é por meio do ato sexual sem preservativo. "Estima-se que existam mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo alguns deles considerados de alto risco (especialmente o HPV-16 e o HPV-18), pois podem provocam infecções persistentes que podem alterar as células da região e evoluir para o câncer de colo do útero", alerta a ginecologista.

Para identificar o HPV, é importante sempre manter os exames ginecológicos em dia, já que se trata de uma doença assintomática.

"Normalmente, a detecção do HPV é realizada por meio de exames de diagnóstico, que vão desde observação das áreas, papanicolau, peniscopia, captura híbrida, colposcopia até hemograma. A realização desses procedimentos é fundamental para que o tratamento seja realizado adequadamente, reduzindo assim, o risco de complicações e o contágio da doença", finaliza a ginecologista.

Infarto

De acordo com o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires Júnior, mulheres que possuem o vírus do HPV devem estar atentas aos sintomas de infarto, já que os sinais do problema podem confundi-las. "Os sinais de infarto são diferentes em homens e mulheres, além dos sintomas típicos como dor no peito, náuseas e desmaios, as mulheres podem sentir enjoos, falta de ar, arritmias e fadiga", explica o especialista.

A prevenção do infarto do miocárdio, assim como todas as outras doenças cardiovasculares, é realizada com uma simples mudança de hábito: ser mais saudável. "Cuidar da alimentação, praticar atividades físicas diárias e largar o álcool e o tabaco são as principais medidas para cuidar da saúde do coração", finaliza o médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES