Iceberg maior do que a cidade de Nova York se quebra na Antártica

Iceberg gigante está sendo monitorado por satélites da Nasa

Iceberg maior do que a cidade de Nova York se quebra na Antártica | Iceberg maior do que a cidade de Nova York se quebra na Antártica
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os pesquisadores revelaram na sexta-feira que um enorme iceberg se desprendeu da Antártica. Uma postagem no Twitter da British Antarctic Survey (BAS), afirmou que o iceberg quebrou a plataforma de gelo de Brunt, um processo conhecido como "parto". Informações da Pennlive.

Uma declaração de 26 de fevereiro divulgada pela BAS disse que a soltura ocorreu quase uma década depois que os cientistas da BAS detectaram pela primeira vez vastas rachaduras crescendo no gelo.

De acordo com a BAS , a plataforma de gelo de 150 m de espessura é o local da Estação de Pesquisa Halley da British Antarctic Survey, que em 2016 foi realocada mais de 20 milhas (32 km) para o interior como precaução, para evitar o caminhos de rachaduras.

Iceberg está sendo monitorado por satelites da Nasa- Foto: Reprodução

Quais foram os primeiros indícios de que o gelo se parteria era iminente?

Quando em novembro de 2020, um novo abismo - chamado North Rift - se dirigiu para outro grande abismo perto da língua da geleira Stancomb-Wills, a mais de 21 milhas (35 km) de distância, os cientistas sabiam que o evento de parto há muito esperado era iminente, afirmou o BAS .

O enorme iceberg será monitorado.

Para efeito de comparação, o iceberg de 490 milhas quadradas é maior do que o tamanho da cidade de Nova York, que tem pouco mais de 302 milhas quadradas.

O BAS citou a professora Dame Jane Francis, diretora do British Antarctic Survey, que disse: “Nossas equipes no BAS foram preparadas para o parto de um iceberg da plataforma de gelo de Brunt por anos. Monitoramos a plataforma de gelo diariamente usando uma rede automatizada de instrumentos GPS de alta precisão que circundam a estação, que medem como a plataforma de gelo está deformando e se movendo. Também usamos imagens de satélite da ESA, NASA e de satélite alemão monitoram o iceberg".

Francis acrescentou: “Nas próximas semanas ou meses, o iceberg pode se mover; ou pode encalhar e permanecer perto da plataforma de gelo de Brunt. A Estação Halley está localizada no interior de todos os abismos ativos, na parte da plataforma de gelo que permanece conectada ao continente. Nossa rede de instrumentos GPS nos avisará com antecedência se a quebra do iceberg causar 

Simon Garrod, diretor de operações da British Antarctic Survey disse no comunicado : “Esta é uma situação dinâmica. Quatro anos atrás, mudamos a Estação de Pesquisa Halley para o interior para garantir que ela não fosse carregada quando um iceberg se formasse. Essa foi uma decisão sábia. Nosso trabalho agora é ficar de olho na situação e avaliar qualquer impacto potencial do parto atual na plataforma de gelo restante. Revisamos continuamente nossos planos de contingência para garantir a segurança de nossa equipe, proteger nossa estação de pesquisa e manter o fornecimento da ciência que realizamos na Halley. ”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES