Imagem de 'Jesus' aparece em tronco de árvore; biólogo explica caso

Segundo especialista, figura está ligada a vários fatores ambientais e também ao fenômeno de pareidolia, em que as pessoas conseguem ver imagens em objetos, sombras e até nuvens.

Imagem semelhante e Jesus Cristo aparece em tronco | (Moisés Batista dos Santos)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma imagem que apareceu no tronco e em vários pedaços de uma árvore da espécie salgueiro em Itaquiraí, em Mato Grosso do Sul, está intrigando operários após uma poda. Segundo o biólogo Fabiano Izidoro, o desenho pode ter aparecido por diversos motivos. 

Na figura, alguns viram a “imagem de Jesus Cristo”, tendo grande repercussão nas redes sociais. De acordo com reportagem do G1, a paróquia do município se recusou a comentar o assunto. O desenho descoberto na última quinta-feira (9) à tarde, pelo diretor de obras da cidade, Odimar Souza durante a retirada da árvore para a pavimentação da avenida Monte Castelo, no bairro Monte Castelo.

Imagem semelhante e Jesus Cristo aparece em tronco (Moisés Batista dos Santos)

Segundo Fabiano, na botânica, a explicação biológica para a formação de manchas na parte interna e até externa de uma árvore, é influenciado por vários fatores ambientais: “Por isso é necessário ver onde que essa planta cresce, tipo de solo, nutrientes e o que ela absorveu”, explicou. Conforme o biólogo, o fenômeno que aconteceu com o salgueiro, também pode estar ligado a uma possível lesão nas células dessa planta durante o crescimento ou por meio de elementos químicos que ela absorveu. Há também a possibilidade da ação da incidência luminosa (raios ultravioleta).

“As plantas têm vasos condutores que são o xilema e floema, ou seja, são os vasos condutores de seiva. Então quando ela absorve nutrientes do solo, esses [nutrientes] podem gerar algum tipo de pigmentação. Por isso que tem espécie de plantas e madeiras que aparecem e manchas e também com cores diferentes”, finaliza.

Imagem semelhante e Jesus Cristo aparece em tronco (Moisés Batista dos Santos)

Pareidolia

Para o biológo, o fato de algumas pessoas terem visto a imagem de Jesus Cristo no tronco da árvore pode ser explicado pelo fenômeno pareidolia. Ele disse que é um fenômeno psicológico bastante comuns onde as pessoas conseguem reconhecer pessoas, rostos e até mesmo animais em sombras, luzes ou em qualquer outro estímulo visual: “Isso é muito parecido quando olhamos para o céu e por meio de uma nuvem conseguimos ver alguma figura”, disse ao G1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES