Implante permite ligar e desligar a fertilidade masculina

O processo promete deixar o controle de natalidade bem simples

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vasectomia é uma cirurgia que demanda certezas. Mesmo que hoje seja possível revertê-la, isso requer uma cirurgia cara e delicada. Mas isso pode estar para mudar. Pelo menos no que depender do alemão Clemens Bimek, que construiu uma espécie de interruptor para você ligar ou desligar a possibilidade de ter filhos.

A operação de vasectomia realizada atualmente consiste em interromper, por meio de uma incisão, a circulação do epidídimo - duto que coleta espermatozoides do testículo. A essência da nova ferramenta, chamada Bimek SLV, é exatamente a mesma. A diferença é que, ao invés de simplesmente cortar o canal e separar as partes, uma peça é adicionada, permitindo o controle manual de quando o haverá ou não o bloqueio na passagem de espermatozoides na região. O vídeo ilustra o processo:

Para ativar ou desligar a ferramenta, basta apertar o interruptor com os dedos. Na sessão de Perguntas Mais Frequentes do produto, afirma-se que o melhor momento para fazer isso seria quando os testículos estivessem flácidos, após o banho, por exemplo. Depois de pressionar o botão, é preciso esperar três meses, ou até a 30ª ejaculação (o que acontecer primeiro), para que os canais sejam limpos, evitando a chance de acontecer uma gravidez. Somente a partir daí o homem fica estéril. Para voltar a ser fértil o processo é mais rápido: basta acionar o interruptor novamente, e o homem imediatamente volta a ser fértil.

Em conversa com o jornal alemão Der Spiegel, Clemes Bimek afirmou que implantou o dispositivo em si mesmo, e que consegue até andar de bicicleta sem sentir a invenção. Na entrevista, Bimek diz que teve a ideia após assistir um documentário sobre meios contraceptivos e achar que poderia haver uma forma mais moderna de resolver o caso.

O preço estimado não é nada barato. A ideia é que operar os epidídimos (um para casa testículo) custe 5 mil euros, quase R$ 22 mil. Também não há data exata para que o Bimek SLV esteja disponível para o grande público, mas espera-se que suas vendas comecem em 2018. O produto ainda não foi aprovado por instituições médicas, e atualmente seus desenvolvedores estão procurando por homens que queriam se candidatar para testes. O processo terá sua eficiência checada diretamente em humanos - os produtores afirmam que a iniciativa é vegana, por não utilizar animais nos experimentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES