Impressionante: halo solar raríssimo é filmado na Suécia

Vídeo já tem mais de 5 milhões de visualizações

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os halos solares são fenômenos bastante raros, difíceis de serem presenciados. Porém, sortudos em uma estação de esqui em Vemdalen, na Suécia, presenciaram o evento único, que ocorre a mais de 17 km de altura, na troposfera. Compartilhado no Facebook, o vídeo mostrando os círculos ao redor do Sol já atingiram mais de 5 milhões de visualizações. 

Assista abaixo:

Esse fenômeno acontece quando a luz solar é refletida e refratada por milhões cristais de gelo presentes na atmosfera, em nuvens cirros que são finas e alongadas. Os cristais mudam a direção e decompõem a luz, conforme explica a física Mariane Mendes, no site Brasil Escola.

Assim, apenas a luz branca passa pelos cristais, formando uma espécie de arco-íris albino ao redor do Sol.

Outro fato interessante é que o fenômeno é visto de maneira diferente por cada um dos espectadores: como se trata de uma questão de ângulo, o halo solar não é idêntico à visão de uma pessoa que esteja exatamente ao seu lado. Muito parecido, é claro, mas não igualzinho. Ou seja, trata-se de um fenômeno altamente individual e único. Além disso, os halos podem se formar ao redor da Lua, mas como a “luz” lunar não é muito intensa, dificilmente conseguimos enxergar esse fenômenos à noite.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES