Impressionante: lagarta se ‘transforma’ em cobra como defesa

Essa habilidade consiste em um mecanismo de defesa

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O animal em questão trata-se de uma lagarta que, basicamente, se “transforma” em cobra quando se sente ameaçada ou é perturbada por alguém. Ela pertence à espécie de mariposas Hemeroplanes triptolemus, e pode ser encontrado em diversas regiões da África, América Central e do Sul, incluindo alguns dos nossos vizinhos, como a Colômbia, Venezuela, Argentina e Bolívia, e faz esse truque de adotar a aparência de uma criatura muito mais perigoso na fase larval.

Evidentemente, essa habilidade consiste em um mecanismo de defesa, e o que a lagarta marota faz é expandir a parte anterior do corpo de maneira que ele fique em formato ligeiramente triangular, como se fosse a cabeça de uma cobra. O bichinho também expande os olhinhos para que eles pareçam maiores.

Veja:

O interessante é que, além de inflar a cabecinha, a lagarta também imita o comportamento das cobras, movendo o corpo como uma serpente e adotando a postura de uma que está prestes a dar o bote. Imagine que você está participando de uma trilha ou algo parecido e se depara com um bicho desses encarando te encarando de maneira ameaçadora? O disfarce é supereficiente.

Identificar que se trata de uma lagarta e não de uma cobra potencialmente venenosa e nervosa é simples: basta prestar atenção e ver que o corpo do “réptil” é curto demais e termina abruptamente, como se tivesse sido cortado. 

Fotos:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES