mais

Inacreditável! Vejas 3 vezes em que o mundo quase acabou - 1. A erupção do Monte Toba

A virada do milênio e o ano de 2012, provavelmente foram os períodos mais marcantes na história moderna de quando as pessoas pensaram que o mundo acabaria - 1. A erupção do Monte Toba

Slide 1 de 3

1. A erupção do Monte Toba

Stanley H. Ambrose, da Universidade de Illinois, propôs uma teoria de que entre 71 mil e 74 mil anos atrás, o Monte Toba, um antigo vulcão localizado nas montanhas Barisan, centro-norte de Sumatra (Indonésia) — entrou em erupção, figurando um dos eventos mais catastróficos que o planeta testemunhou.

A explosão de sua atividade vulcânica teria expelido cerca de 2,8 mil km cúbicos de terra, cinzas e gases tóxicos na atmosfera, vaporizando toda a vida da região e erguendo uma cortina de fumaça e gás sulfuroso que bloquearam o Sol — possibilidade esta temida durante um holocausto nuclear.

A erupção teria formado tsunamis gigantescos que atingiram as costas ao redor do oceano Índico e do Mar da China Meridional. O efeito da destruição alterou o clima, intensificando a Era do Gelo pela qual a Terra já estava atravessando.

Com isso e evidências científicas, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o Monte Toba pode ter contribuído direta ou indiretamente para a extinção do Homo sapiens, Neandertais e Homo Floresiensis, bem como de outras duas raças que andavam pelo planeta.

Slide 1 de 3

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail