Índia quer medir o Everest após terremoto no Nepal

Governo indiano suspeita que o monte tenha encolhido

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A montanha mais alta do mundo pode ter perdido alguns centímetros após o forte terremoto, de magnitude 7,8, que atingiu o Nepal em abril de 2015, deixando milhares de mortos e feridos.

Cientistas indianos acreditam que o tremor não só destruiu prédios e monumentos, como também teria afetado o Everest. É por isso que o governo da Índia planeja enviar uma expedição ao topo do monte para verificar se ele continua com os seus 8.848 metros de altura, a última medição foi feita há 62 anos.

Para chegar ao tamanho exato do monte, a equipe precisa combinar a medição do solo usando um aparelho GPS com um mapeamento aéreo.

Briga de cientistas

Enquanto a Índia planeja enviar um grupo ao Everest daqui a dois meses, o governo do Nepal afirmou à BBC que não fez nenhum acordo com os indianos e que estaria planejando fazer a sua própria pesquisa na montanha.

Já o pesquisador Swarna Subba Rao, do governo indiano, disse que contaria com a colaboração dos nepaleses para levar a sua equipe de 30 pessoas para o topo do monte. A pesquisa, segundo ele, levaria cerca de um mês e mais 15 dias para computar os dados apurados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES