Indiano de 18 anos projeta o menor satélite do mundo

A agência espacial vai colocá-lo em operação no próximo mês

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O indiano Rifath Shaarook, de 18 anos, venceu uma competição de design chamada Cubes in Space ao projetar aquele que pode ser o menor satélite do mundo, com apenas 64 gramas. O concurso foi promovido pela organização educacional idoodle, com apoio do Colorado Space Grant Consortium e da NASA. Shaarook construiu o protótipo com uma impressora 3-D e afirmou que seu intuito era demonstrar a eficiência da utilização da fibra de carbono nesse tipo de produção.

O pequeno satélite se chama KalamSat, em homenagem ao presidente indiano Abdul Kalam, pioneiro no incentivo ao programa espacial indiano. Ele conta com um computador de bordo e oito sensores. A agência espacial norte-americana vai colocá-lo em operação no próximo mês, em uma missão de quatro horas de duração de um voo sub-orbital. Durante esse tempo, ele será ativado durante cerca de 12 minutos, em um ambiente espacial de microgravidade, medindo a aceleração, a rotação e a magnetosfera da Terra.

Sharook vem de uma pequena cidade do estado indiano de Tamil Nadu. Hoje, ele trabalha em sua capital, Chennai, como cientista-chefe da Space Kidz India, uma organização que desenvolve projetos científicos e educacionais voltados para crianças e adolescentes. A BBC destacou que essa não foi sua primeira invenção: aos 15 anos, ele desenvolveu um balão meteorológico de hélio, tomando parte de uma competição nacional voltada para jovens cientistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES