Indústria pagou para minimizar efeitos do açúcar

A gordura e colesterol são fatores de risco para as pessoas

Avalie a matéria:
Indústria pagou para minimizar efeitos do açúcar | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O periódico científico “JAMA”, divulgou que a empresa Sugar Research Foundation, nos Estados Unidos chegou a pagar cerca de US$ 48.900 (em valores atuais) a pesquisadores por um artigo que, publicado pelo “The New England Journal of Medicine” (NEJM) em 1967.

Isso aconteceu para os pesquisadores minimizarem o consumo de açúcar como fator de risco para doenças coronárias. O estudo teve a assinatura de Stanton Glantz, da Universidade da Califórnia, e outros dois pesquisadores. Eles se debruçaram sobre documentos sigilosos e outros registros históricos da Sugar Research Foundation (SRF).

No trabalho final, a gordura e o colesterol figuraram como os fatores de riscos principais para doença. Somente em 1984, o “New England Journal” passou a aplicar uma política de conflito de interesses para as publicações científicas, exigindo a divulgação de valores e condições dos financiamentos a pesquisas.

Analisando outros documentos, pesquisadores sugerem que a indústria do açúcar patrocinou diferentes pesquisas entre 1960 e 1970, que minimizaram, com êxito, o papel do açúcar como fator de risco de diversas doenças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES