Inteligência artificial é capaz de detectar pobreza no mundo

A abordagem anterior para identificar o problema é cara e limitada

Inteligência artificial é capaz de detectar pobreza no mundo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A fim de coletar mais informações para traçar um plano de combate à pobreza, cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, decidiram “ensinar” um computador a identificar regiões pobres.

Mas como ensinar um computador a cumprir tal tarefa? Primeiro os cientistas ensinaram o equipamento a reconhecer áreas pobres através da análise de imagens de satélite. A técnica poderia revolucionar a forma como os cientistas identificam regiões problemáticas e focam seus esforços para acabar com a pobreza em países em desenvolvimento.

A abordagem anterior para identificar o problema é cara e limitada. Portanto, o uso de imagens de satélite poderia ajudar os pesquisadores a vencer esses desafios e obter informações precisas inclusive de zonas pouco acessíveis.

Esse sistema de inteligência artificial é capaz de reconhecer feições como vias pavimentadas, áreas de cultivo, regiões urbanas e corpos hídricos, por exemplo.

Durante o estudo, os cientistas empregaram imagens de satélite de Ruanda, Uganda, Nigéria, Tanzânia e Malawi, e compararam os resultados das análises com informações pré-existentes desses locais. O sistema teve um desempenho surpreendente e os cientistas pretendem empregar o modelo para analisar toda a África Subsaariana e, depois, os países em desenvolvimento que existem pelo mundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES