Inteligência artificial em app de transporte ajuda na prevenção de assédio

Segundo pesquisa, 8,9% das mulheres com 18 anos ou mais de idade já sofreram violência sexual em algum momento das suas vidas no país, o que corresponde a 7,5 milhões de brasileiras.

AI | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A violência contra a mulher ainda é um problema grave e que está enraizado no Brasil. De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), mais de 105 mil denúncias foram registradas nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100 em 2020. Do total de registros, 72% (75,7 mil denúncias) foram referentes a violência doméstica e familiar.

Já a Pesquisa Nacional da Saúde (PNS) 2019 divulgada em maio deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, mostra que 8,9% das mulheres com 18 anos ou mais de idade já sofreram violência sexual em algum momento das suas vidas no país, o que corresponde a 7,5 milhões de brasileiras.

Por fim, uma recente pesquisa da empresa de transporte por aplicativo 99 constatou que o transporte público está entre os locais mais comuns para a prática criminosa. Dentre esses meios de locomoção compartilhados, ônibus e metrô são os meios de transporte mais temidos pelas mulheres, devido a fatores como:locomoção à noite (75%), passar por regiões violentas (66%), ambientes lotados (61%), locais desconhecidos (60%) e esperar ônibus no ponto (51%).

Diante de tais fatores, o transporte por aplicativo se torna um meio de deslocamento mais seguro, uma vez que oferece mais controle sobre o tempo de espera, possibilidade de alteração do trajeto e suporte emergencial 24 horas amenizando muitas das preocupações apontadas pelas passageiras.

99 investe em inteligência artificial (IA)

De olho nesses números e preocupada com a segurança e a experiência de suas usuárias, já que cerca de 60% dos seus passageiros são mulheres, a 99 cada vez mais investe em tecnologia. A empresa voltada à mobilidade urbana por aplicativo coloca nos carros sistemas de inteligência artificial (IA) para proteger seus passageiros e motoristas parceiros, tanto preventivamente quanto reativamente.

Pythia e Athena são tecnologias de caráter preventivo utilizadas pela 99. (Foto: Pixabay)

Isso significa que há ações baseadas em IA em todas as pontas do processo de transporte da 99: antes, durante e depois das corridas. Uma série de algoritmos são criados e implementados para atuar nos diferentes momentos de uma viagem solicitada pelo aplicativo.

De forma conjunta e integrada, esses algoritmos agem mapeando situações de risco e adicionando camadas de segurança ao longo do percurso. Entenda quais são as aplicações da 99 desenvolvidas para cada etapa de uma utilização por usuário.

A especialista em segurança pública Regina Jasinowodolinski destaca a importância da união entre as inteligências humana e artificial da 99. “Deixa a mulher muito mais segura e confortável para solicitar uma corrida”, afirma Regina. Segundo a especialista, essa tecnologia dificulta a prática de violência contra passageiros ou motoristas. “A ferramenta inibe a ação criminosa”, acrescenta.

Visão semelhante tem Roberto Alves, especialista em segurança. “A inteligência artificial veio para ficar. No caso do transporte por aplicativo, ela melhora a qualidade do serviço e a satisfação do cliente”, reforça.

IA com foco em mulheres

Pythia e Athena são tecnologias de caráter preventivo utilizadas pela 99 para mapear corridas solicitadas por mulheres em situação de maior vulnerabilidade, como viagens à noite, de longa duração, chamadas por terceiros ou partindo de regiões de grande fluxo, como bares e casas noturnas.

Ao mesmo tempo, esses sistemas inteligentes analisam os motoristas nas redondezas e atribuem uma pontuação a cada um deles, baseado nos seguintes fatores: gênero, nota na plataforma e quantidade de reclamações. Esse processo é feito em milésimos de segundo e, com as informações escaneadas.

A Pythia seleciona somente motoristas femininas e condutores com melhor qualidade de atendimento para envio à passageira em situação potencialmente de risco. Já a Athena dispara mensagens de conscientização aos motoristas antes do embarque dessas passageiras. Essas comunicações incluem textos sobre a importância de manter o profissionalismo e o respeito.

As inteligências artificiais não são a única forma de segurança da 99. Além delas, a empresa de transporte por aplicativos solicita verificação de documentos de todos os usuários para evitar riscos antes das corridas, disponibiliza câmeras de segurança e compartilhamento de rotas disponíveis durante todo o trajeto e uma central telefônica 24h para emergências para apoio imediato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES