Intrigante polvo-dulmo é filmado a 7 mil metros abaixo do nível do mar

De acordo com os pesquisadores, esse foi o registro mais profundo de um cefalópode vivo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um polvo-dumbo foi filmado por cientistas nadando tranquilamente a 7 mil metros abaixo do nível do mar em abril de 2019. A descoberta, porém, foi documentada recentemente em um estudo publicado no periódico Marine Biology. De acordo com os pesquisadores, esse foi o registro mais profundo de um cefalópode vivo. Além desse, outro polvo também foi flagrado a 5.760 metros abaixo do nível do mar, batendo o recorde anteriormente registrado de 5.145 metros.

Polvo-dumbo é encontrado a 7 mil metros de profundidade. (Fonte: Gulf of Mexico Fishery  Council / Reprodução) 

De acordo com Alan Jamieson, líder do estudo, o animal encontrado pode ser de uma nova espécie de polvo-dumbo. Entretanto, essa informação só poderá ser confirmada ao trazer o animal para a superfície para uma análise profunda.

Uma análise difícil

Trazer o animal para o solo não será uma tarefa fácil, já que não é possível saber se a criatura conseguiria sobreviver à mudança de ambiente. Entretanto, não se descarta a possibilidade de que o polvo já esteja com dificuldades de sobrevivência, pois essa espécie não é própria de um local tão profundo.

Polvo pode ser frágil a mudanças de clima. (Fonte: Tolweb.org / Reprodução) 

O polvo-dumbo é um animal pouco conhecido pelos cientistas. Ele recebeu esse nome por conta das suas barbatanas que lembram grandes orelhas. Ele é um ser abissal, ou seja, vive na zona eufótica, a mais de 2 mil metros de profundidade. Entretanto, ele nunca tinha sido encontrado a uma profundidade tão grande.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES