Inverno de 2018 no Brasil vai ser o mais frio em 100 anos?

As notícias estão veiculando pela internet.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está viralizando a notícia na internet de que o inverno de 2018 será o mais gelado dos últimos anos. A notícia informa que haverá uma queda brusca na temperatura por conta do La Niña, fenômeno climático responsável pelo resfriamento da superfície do Oceano Pacífico.

Mas é sempre bom deixar claro, quem ama o frio não vai ser agora que vai conseguir tirar aquela roupa de inverno do guarda-roupas. Isso porque meteorologistas afirmam que o inverno desse ano está longe de ser o mais frio de todos os tempos.

Quem entende do assunto diz que essa é uma afirmação muito precipitada de se fazer. Tecnicamente, o que se pode adiantar é que o inverno de 2018 será mais frio do que do ano passado, com possibilidades de picos pontuais na temperatura. Além disso, ao invés de tardes secas e ensolaradas, a tendência esse ano é de que as tardes sejam mais nubladas e chuvosas, pelo menos da região Sudeste.

E sim, essa queda na temperatura é mesmo resultado do La Niña, embora não na intensidade como estavam comentando. Isso acontece, conforme especialistas, porque o fenômeno permite a entra de mais frentes frias, que baixam a temperatura das águas do Pacífico.

Isso, sem contar com a correlação entre as ondas de frio e a atividade solar. Ao que tudo indica, o sol tem um ciclo de 11 anos em que se aproxima e se afasta da Terra. Esse ano, exatamente, ele atinge seu auge de afastamento, situação que deve se prolongar pelos próximos dois anos, pelo menos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES