Italiano sofre lesão cerebral e acorda falando francês

A informação foi divulgada pela Universidade de Edinburgh

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de sofrer uma lesão cerebral, um italiano passou a falar apenas em francês, mesmo sem ter nenhuma afinidade com o idioma. Mesmo sem nunca ter demonstrado interesse pela cultura francesa, depois da lesão, o homem de 50 anos começou a se envolver com filmes, livros e até mesmo com a culinária do país, passando a viver como um francês. Entre os comportamentos estranhos, estão ainda a compulsão por compras, que inclui mapas e cabides – estes, que já adquiriu 70, quando precisava de apenas dois.

A informação foi divulgada pela Universidade de Edinburgh e pelo hospital Somma Lombardo, onde ele foi atendido após uma anomalia vascular. O único contato do paciente com a língua francesa havia sido o estudo básico da língua na escola e o relacionamento amoroso que teve com uma francesa, aos 20 anos. O relatório do tratamento foi publicado na revista Cortex declarou que o francês do senhor, identificado apenas com as iniciais J.C., é impreciso, com uma grande entonação, como se ele fosse uma caricatura típica de um filme. O relatório afirmava, ainda, que apesar do senhor conversar com todos em francês ele continuava a escrever em italiano.

Apesar da estranheza, o fenômeno não é único no mundo: segundo o portal The Independent, cerca de 60 pessoas ao redor do mundo têm o problema, classificado como síndrome da linguagem estrangeira compulsiva. E, ainda, de acordo com o New York Daily News, outros casos recentes como o de um norte-americano oficial da marinha, de 61 anos, encontrado inconsciente num hotel na Flórida, acordou falando apenas espanhol e, em 2012, um inglês de 81 anos passou por situação semelhante e acordou falando somente galês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES